Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Professora baiana vai vivenciar experiência em universidade dos EUA
Professora baiana vai vivenciar experiência em universidade dos EUA
Publicado em qui, 07/07/2011 - 10:12 por ASCOM
Palavras-chave:
A professora de inglês do Colégio Estadual Alípio Franca, no Bonfim, Margarete Virgínia Barbosa, foi selecionada para aprimorar o idioma através de uma experiência de nove meses de vivência em uma universidade norte-americana. Primeira baiana a participar do programa Professor Assistente de Língua Portuguesa nos Estados Unidos, ela embarca em agosto para a cidade de Itta Bena, no estado de Mississippi. Apenas 30 professores brasileiros foram selecionados.
A menos de um mês do embarque para esta nova experiência, Margarete Barbosa diz que se sentiu muito vitoriosa e está muito feliz porque vai realizar um grande sonho: vivenciar a cultura norte-americana com uma experiência de ensino nos EUA e, ao mesmo tempo, se capacitar para a melhoria da sua prática pedagógica. As expectativas são as melhores possíveis. “Tenho como objetivo principal me preparar para, quando retornar ao Brasil, aplicar projetos interculturais na escola pública, que visem à integração entre as culturas norte-americana e brasileira”, diz.
Além disso, ela quer melhorar a sua fluência no idioma, vivenciar outra cultura, e, claro, ensinar língua portuguesa em uma universidade estadual americana, visando divulgar e expandir a cultura brasileira na Mississippi Valley State University. Como bolsista, ela vai se capacitar cursando quatro disciplinas na universidade. Dentre elas, a disciplina estudos da cultura americana, que é obrigatória. Ao mesmo tempo, a professora baiana vai ministrar aulas de língua portuguesa na própria universidade, no período de agosto de 2011 a maio de 2012.
“É uma proposta super interessante, principalmente por essa troca de culturas. Será muito enriquecedor para a minha vida profissional”, avalia. Ano que vem, quando retornar ao Brasil, ela quer difundir tudo o que vivenciou com os seus alunos. “Quero aplicar projetos interculturais em sala de aula, visando à aprendizagem e autonomia do aluno. É muito importante que os alunos possam vivenciar um pouco da cultura americana, respeitando as diferenças culturais e aprendendo mais sobre este idioma falado em todo o mundo”, ressalta.
O programa Foreing Language Teaching Assistant (FLTA) teve várias etapas. A seleção foi iniciada em Julho do ano passado. Em fevereiro deste ano, ela ficou sabendo que consegui a bolsa de estudos. Mas, somente em maio foi divulgada qual universidade aceitou a sua minha candidatura, pois dependia desta última etapa para a bolsa ser efetivamente implantada.
A menos de um mês do embarque para esta nova experiência, Margarete Barbosa diz que se sentiu muito vitoriosa e está muito feliz porque vai realizar um grande sonho: vivenciar a cultura norte-americana com uma experiência de ensino nos EUA e, ao mesmo tempo, se capacitar para a melhoria da sua prática pedagógica. As expectativas são as melhores possíveis. “Tenho como objetivo principal me preparar para, quando retornar ao Brasil, aplicar projetos interculturais na escola pública, que visem à integração entre as culturas norte-americana e brasileira”, diz.
Além disso, ela quer melhorar a sua fluência no idioma, vivenciar outra cultura, e, claro, ensinar língua portuguesa em uma universidade estadual americana, visando divulgar e expandir a cultura brasileira na Mississippi Valley State University. Como bolsista, ela vai se capacitar cursando quatro disciplinas na universidade. Dentre elas, a disciplina estudos da cultura americana, que é obrigatória. Ao mesmo tempo, a professora baiana vai ministrar aulas de língua portuguesa na própria universidade, no período de agosto de 2011 a maio de 2012.
“É uma proposta super interessante, principalmente por essa troca de culturas. Será muito enriquecedor para a minha vida profissional”, avalia. Ano que vem, quando retornar ao Brasil, ela quer difundir tudo o que vivenciou com os seus alunos. “Quero aplicar projetos interculturais em sala de aula, visando à aprendizagem e autonomia do aluno. É muito importante que os alunos possam vivenciar um pouco da cultura americana, respeitando as diferenças culturais e aprendendo mais sobre este idioma falado em todo o mundo”, ressalta.
O programa Foreing Language Teaching Assistant (FLTA) teve várias etapas. A seleção foi iniciada em Julho do ano passado. Em fevereiro deste ano, ela ficou sabendo que consegui a bolsa de estudos. Mas, somente em maio foi divulgada qual universidade aceitou a sua minha candidatura, pois dependia desta última etapa para a bolsa ser efetivamente implantada.
Notícias Relacionadas
-
Gestores escolares de Salvador e Região Metropolitana participam de debate sobre Regime de Progressão Parcial
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
1º Festival da Voz Estudantil da Bahia agita Itabuna nesta sexta-feira (8)
-
Colégios estaduais do Território Bacia do Jacuípe recebem visita do projeto Ouvidoria Vai à Escola
-
Professora de escola pública estadual que acertou palpite sobre tema da redação do Enem viraliza nas redes sociais
-
Bahia avança em políticas públicas para povos indígenas com entregas e autorizações de obras
-
Educadores de Caetité e região dialogam sobre estratégias de prevenção e combate ao assédio