Professor Web completa 2 anos

Palavras-chave:
 
“Aê moçada vim aqui apresentar, o professor web que chegou para abalar.  Ele vem da internet e vai nos mostrar, como a tecnologia nossa vida vai mudar.  Orkut, Facebook, Twiter e Blog, não fique aí parado que essa onda te engole.  Professor Web, aha! Professor Web, aha iê! Professor Web, aha! Professor Web, aha iê!”.
 
Esse é o rap de apresentação do Professor Web, personagem criado pela Secretaria Estadual da Educação para possibilitar uma comunicação mais direta e participativa, entre alunos e professores da Rede Pública Estadual de Ensino nas redes sociais, através do blog do PW que completa dois anos hoje. 
 

“Desde 2008, vem sendo realizado na Secretaria da Educação, em parceria com o Instituto Anísio Teixeira, um trabalho de produção de mídias e tecnologias educacionais. Sentimos a necessidade de estabelecer um canal de comunicação direto com o professor e o estudante e, no momento atual, o meio para a gente estabelecer esse contato é a internet, mais especificamente o portal da educação, as redes sociais e  o blog”, conta Yuri Wanderley, coordenador da Rede Anísio Teixeira.

Segundo Yuri, faltava definir qual seria a identidade dessa relação. “Ou  usaríamos um brasão da Secretaria para interagir com o estudante e o professor, ou iríamos fazer isso com as nossas contas pessoais.  Foi aí que tivemos a ideia de criar um personagem. Então, o Professor Web surgiu da necessidade de ter um canal para dialogar diretamente com estudantes e professores através da internet. Isso aconteceu em uma ação conjunta entre a equipe da Secretaria da Educação e a Rede Anísio Teixeira, que é o grupo que produz mídias e tecnologias educacionais do IAT”, explica o coordenador.

CONHEÇA O BLOG DO PW

O objetivo principal do Professor Web é mostrar a capacidade de convergir propostas e ideias, e demonstrar que cada uma pode ser capaz de produzir conhecimento. “Então, no momento em que a gente utiliza a ideia do blog como esse meio de interlocução com os estudantes, a gente trabalha a ideia de que todos são capazes  de realizar uma produção”, destaca João Henrique Virgens, integrante da equipe há um ano.

Os conteúdos dos posts são elaborados individualmente. Cada colaborador pesquisa, tanto no Ambiente Educacional WEB, que é o repositório da Secretaria da Educação, quanto nos outros meios de comunicação, como a internet, materiais que possam ser utilizados em sala de aula, e fora dela, pelos professores e alunos. Após essa etapa, esse conteúdo é discutido por todos os integrantes da equipe, e revisado, para depois ser postado no blog.

Destaque - Durante as comemorações do aniversário da cidade de Salvador, a equipe do PW desenvolveu um post em homenagem à cidade que se tornou referência na busca de um dos principais sites de pesquisa (Google), alcançando o primeiro lugar.  Outra publicação de destaque foi a da marca dos 100 mil acessos ao blog, que ocorreu no dia 10/04/2012. A equipe desenvolveu um material especial para comemorar a data. Confira.

Patrícia Nascimento é estudante de biologia e faz parte da equipe há um ano e três meses. Sua função é pesquisar, construir, catalogar e publicar conteúdos de interesses de professores e estudantes. “Na verdade, a gente pesquisa conteúdos que terão uma identificação maior e que buscam quebrar tabus e gerar polêmicas. A gente quer que os estudantes se apropriem do material de maneira lúdica, de forma simples, como se fosse um bate-papo com os alunos”, observa Patrícia.

“A dinâmica das atividades é dividida semanalmente entre a equipe. Temos o Cine PW, que é feito toda quarta-feira, a dica semanal, a frase semanal e ainda deixamos um espaço para os acontecimentos da semana, um assunto novo ou um informe de interesse do estudante”, detalha Josymar Alves, integrante da equipe há 10 meses.

Além do trabalho no blog e nas redes sociais, a equipe do PW desenvolve um ciclo de palestras nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, conhecido como Caravana Digital. A apresentação em formato lúdico se assemelha a  um programa de auditório. Neste evento são trabalhados com estudantes as mídias e tecnologias educacionais desenvolvidas pela Secretaria.

VEJA O VÍDEO DA CARAVANA DIGITAL COM O RAP DO PW

Segundo Patrícia, a experiência de fazer parte dessa equipe é muito boa. “Como afirma Cora Coralina, feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. Essa oportunidade de poder aprender e interagir com diversas pessoas me proporciona crescimento, tanto intelectual quanto pessoal”, conta Patrícia. Josymar também ressalta o valor dessa experiência. “Ela está sendo muito boa por estar trabalhando com conteúdos novos, acompanhando esse caminho que a educação está tendo e, principalmente, por causa da linguagem que o PW utiliza, voltada diretamente para os jovens”, destaca Josymar.

Ainda fazem parte da equipe, Ivanete Souza, Lázaro Souza e Márcio Guerreiro. É bacana enfatizar que a equipe não está fechada para colaborações externas. Professores e estudantes podem enviar materiais, críticas e sugestões, que serão muito bem vindos. 

 

 

Notícias Relacionadas