Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Professor Paulo de Tarso se dedica à educação prisional em Feira de Santana
Um olhar educacional projetado para a liberdade é a missão do professor de História, Paulo de Tarso Pinheiro de Assis, do Colégio Estadual Paulo VI – Anexo III, no Conjunto Penal de Feira de Santana. O professor vem desenvolvendo um trabalho na perspectiva da Educação Prisional na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de trazer para o espaço escolar a reintegração de estudantes em situação de privação de liberdade. Dentro de sua disciplina, ele trabalha a arte e sustentabilidade com perspectivas no desenvolvimento de processos pedagógicos específicos, por meio de uma educação voltada para a formação de cidadãos.
O professor Paulo de Tarso destacou que antes mesmo de sua formação em licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), ocorreu a formação cidadã por meio dos movimentos sociais. Esta foi determinante para a composição do seu perfil acadêmico e, por consequência, humano e profissional. “Participei ativamente do movimento estudantil, elemento que forjou o meu olhar, a minha maneira de ver e me relacionar com o outro de forma igualitária, ética e humanizadora, longe dos maniqueísmos, do bem e do mal, que julgam, quantificam e classificam pessoas”, afirmou Paulo.
"Trabalhar nesta realidade é desnudar-se de julgamentos superficiais e preconceitos", professor Paulo de Tarso
Segundo a diretora Ana Verena Rodrigues Amorim, por meio do projeto “Sustentabilidade: saberes e diversidade na arte”, o professor em parceria com o corpo docente da unidade de ensino, oportuniza o aprendizado dos estudantes agregando saberes e deveres em um contexto interdisciplinar como possibilidade de orientar, sensibilizar e mobilizar para a mudança de atitude e comportamento. “Ele é um professor que possui um olhar diferenciado, pois, centraliza em seu trabalho a cidadania e direitos humanos, valorizando a vida independentemente de o aluno estar privado da liberdade”, disse a gestora.
A oportunidade de trabalhar na Educação Prisional deu um significado mais profundo à vida do professor Paulo, como afirma. “Hoje, passados nove anos mergulhando no universo da educação para os privados de liberdade, percebo que trabalhar nesta realidade é desnudar-se de julgamentos superficiais e preconceitos, é estar sempre pronto para oportunizar a garantia de direitos e a construção de novos saberes e aprofundamento de outros”.
Reconhecimento
Para a aluna Adriana Pires, o trabalho do professor é muito importante porque ela teve a oportunidade de concluir o Ensino Médio e agora se prepara para o Enem. “O professor Paulo e toda a equipe nos trata com todo carinho, independentemente do que cometemos. Ele nos incentiva a recuperar o tempo perdido, para sairmos daqui com uma nova vida e transformados”, ressaltou a estudante. Já o aluno Ronilson Macêdo relata que o ensino carcerário melhorou a sua autoestima. “As aulas do professor Paulo nos leva a refletir quem somos de verdade e descobrimos que podemos reescrever a nossa história e recontá-la a partir dos pontos positivos que foram esquecidos até por nós mesmos. Os professores daqui, como Paulo de Tarso, têm ajudado a nos desenvolver com todo cuidado e dedicação”, concluiu o estudante.
>> Assista ao vídeo e saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pelo professor Paulo de Tarso
Notícias Relacionadas
-
SEC publica resultado de recursos para remoção de educadores de unidades escolares
-
Divulgados os resultados do Encceja 2024
-
TVE vence premiação internacional com cobertura do Carnaval 2024
-
Criativos da Escola abre inscrições com foco em sustentabilidade e premiação de até R$ 12 mil
-
Moradores de Jiquiriçá recebem moradias do programa Bahia, Minha casa e escola de tempo integral
-
Governador Jerônimo Rodrigues investe mais de R$ 63 milhões em segurança, educação e infraestrutura em Paratinga
-
MEC publica Edital PNLD Literário Equidade