Professor Jonatan Cardoso incorpora linguagens artísticas no ensino da Língua Portuguesa

 

 

 

 

Foto: acervo pessoal

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 


Uma forma diferenciada de aprender a Língua Portuguesa e a Literatura vem conquistando os estudantes do Ensino Médio no Colégio Estadual Rolando Laranjeira Barbosa, em Santa Maria da Vitória, município localizado no extremo oeste baiano. Por meio da produção audiovisual e da incorporação artística nas disciplinas, os estudantes do 2º e 3º anos dialogam diversas formas de linguagens que envolvem a arte com a Língua Portuguesa e a Literatura, disciplinas ministradas pelo professor Jonatan Cardoso, também idealizador da prática.

Atuando como professor desde 2009, Jonatan acredita que a teoria precisa ser executada para que se constate seu funcionamento de maneira efetiva. “Essas práticas são aplicadas diretamente para os alunos, sendo uma forma de desenvolver mais sobre a Língua Portuguesa e compreender que ela não é só gramática, fazendo-os entender que existe uma ligação direta entre a língua falada e outros níveis de linguagem, principalmente os níveis artísticos e a linguagem envolvendo mídias diferentes, não só a lousa ou o livro didático, mas também a internet e a televisão, onde os trabalhos são, também, divulgados”, destacou o professor.

“Professor de vanguarda, no momento em que ele chegou à escola percebemos que ele tinha um estilo diferente", Ana Rocha

Com a prática desenvolvida na escola, os estudantes se preparam também para os projetos estruturantes desenvolvidos na Secretaria da Educação do Estado, como o Produção de Vídeos Estudantis (Prove). O professor destaca que, com a atividade, os estudantes perderam o medo de expor a sua imagem de uma forma positiva. “À medida que o aluno produz o vídeo e outras pessoas assistem, ele mesmo está vencendo uma barreira inicial que é a timidez e o medo de falar em público”, informou.

Para o estudante Douglas Moreira, 3º ano, a produção audiovisual tem como referência temas do cotidiano dos alunos, sendo uma experiência de vida. “São aulas bastante diversificadas, pois o professor trabalha, principalmente, na área de gêneros textuais, que podem ser usados no meu dia a dia. Através da produção dos vídeos, é possível aprender o que estamos passando, trabalhamos em um vídeo dizendo o quão importante é o valor da água, e nos fez ter atitudes diferentes, referente à sua utilização, servindo de experiência de vida”, salientou.

“Professor de vanguarda, no momento em que ele chegou à escola percebemos que ele tinha um estilo diferente, uma metodologia que chama atenção dos alunos, trabalhando com vídeos e músicas na sala de aula. Em parceria com o professor, foi criado, desde o início do ano letivo, um momento no intervalo das aulas, voltado para os alunos, chamado Intervalo Cultural, trabalhando e preparando os estudantes para os projetos estruturantes, como Festival Anual da Canção Estudantil e o Tempos de Arte Literária”, disse a diretora do colégio, Ana Rocha.

>> Assista ao vídeo e saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pelo professor Jonatan Cardoso

Notícias Relacionadas