Professor Isaías Menezes utiliza a música para falar sobre a ditadura militar

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Foto: acervo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


De forma lúdica e envolvente, estudantes da rede estadual da região de Valença, que fica na região do Baixo Sul da Bahia, têm a chance de conhecer um pouco mais sobre o período da ditadura militar no Brasil, por meio da música, com o projeto Música na Ditadura. Apaixonado pela música, a iniciativa é desenvolvida pelo artista, cantor, historiador e professor Isaías Menezes e tem como objetivo debater o papel dos músicos na ditadura e mostrar como os artistas conseguiam driblar a censura imposta pelos militares com suas letras arrojadas, construídas com mensagens veladas de protesto ao regime.

"Refletimos formas de não voltarmos a esse passado que tanto nos envergonha”, estudante Everton Krul

Este ano, o projeto está sendo trabalhado nos colégios estaduais João Leonardo da Silva e em Gentil Paraíso Martins. Em 2014, o projeto contemplou oito unidades escolares na sede e na zona rural do município de Valença. “Apresentamos uma aula diferente. Utilizamos músicas de artistas como Chico Buarque, Caetano Veloso e Raul Seixas para trabalhar o papel dos músicos na ditadura. Fazemos uma abordagem desde o período pré-golpe, com o governo Juscelino Kubitschek, até a atualidade, com a discussão sobre os limites da liberdade de expressão”, contou o professor Isaías Menezes.

Além das músicas, o professor também utiliza trechos de filmes e videoclipes para interagir com os estudantes na aula que ele chama de bate-papo. “Eu costumo dizer que a aula é mais um bate-papo porque abrimos espaço para o debate, com a participação dos estudantes e também de professores da área de humanas. Nós provocamos os alunos para que eles compreendam esse período e reflitam sobre a sua história”, explicou.

 

Fotos: acervo pessoal

De acordo com estudante do 3° ano do Ensino Médio, Everton Krul, “o projeto é muito importante, pois resgatamos o conhecimento da nossa história e refletimos formas de não voltarmos a esse passado que tanto nos envergonha”, considerou o estudante.

Para Keila Rodrigues, diretora do Colégio Estadual João Leonardo da Silva, “este projeto resgata a história do Brasil, além de contribuir para a formação da Ideologia Política dos estudantes, ações como esta contribuem para formação de um olhar crítico dos alunos na busca de uma sociedade justa e igualitária”.

 

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