Professor Frederico Sento Sé é ex-aluno e atua na prevenção ao uso de drogas

Foto: Emerson Santos - Ascom/Educação

Durante dois dias da semana, Frederico Sento Sé, graduado em História, dedica quatro horas de seu tempo para um trabalho de professor voluntário no Colégio Estadual Celina Pinho, no Curuzu, em Salvador, bairro onde ele nasceu e cresceu. Frederico usa a linguagem audiovisual como ferramenta educativa em um espaço pedagógico interdisciplinar conhecido como Caldeirão Cultural para discutir e refletir sobre temas como sexualidade, preconceito e prevenção ao uso de drogas com os estudantes. Com esta atitude, o professor tem contribuído para transformar a vida das crianças e jovens de sua comunidade.

Frederico ou Fred, como é conhecido pelos alunos, sempre atuou de forma voluntária na unidade de ensino vizinha à sua casa. O professor começou ministrando aulas de História em 2010 e, logo em seguida, desenvolveu o projeto Caldeirão Cultural, que permite que os estudantes discutam em turno diferente às aulas, sobre assuntos abordados em um filme e relacionados ao cotidiano deles. Atualmente, atuando como coordenador e professor do projeto, tem consciência de que só a educação tem o poder de desviar e tirar os jovens da criminalidade.

"É meu dever como educador, cidadão e morador, contribuir para que os filhos do meu bairro tenham acesso a uma educação de qualidade", professor Frederico

Ele contou que teve muitos amigos de infância envolvidos com drogas e o tráfico de drogas. No entanto, seu caminho foi diferente. Estudou no Colégio Estadual Severino Vieira e graduou-se em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Hoje, ele dá sua contribuição à comunidade que tanto ama e dedica sua vida para que os estudantes também tenham um futuro promissor, igual ao seu. “O Celina Pinho é um modelo de escola que está sempre aberta à comunidade e é meu dever como educador, cidadão e morador, contribuir para que os filhos do meu bairro tenham acesso a uma educação de qualidade e se sintam capazes de mudar os rumos de suas vidas, longe das drogas que é uma realidade social”, ressaltou Frederico Sento Sé.

De acordo com a diretora da unidade escolar, Edilza Maria de Oliveira Santos, a ludicidade aliada ao debate e à reflexão faz com que o aluno se enxergue como um ser crítico e social. “Esses jovens se tornam cidadãos conscientes do papel deles ao acreditarem que podem fazer a diferença na comunidade e no mundo”, destacou a gestora, orgulhosa do trabalho realizado no colégio, que conta hoje com uma equipe composta por professores de várias áreas, dentre eles estagiários e efetivos. Como num verdadeiro caldeirão, todos se uniram como ingredientes essenciais para uma receita de sucesso: contribuir para uma  educação de qualidade, embalar sonhos e criar novas perspectivas para crianças e jovens da comunidade e entorno.

“Aprendemos coisas novas a cada dia", estudante Jaqueline Oliveira Santos

As alunas Jaqueline Oliveira Santos, 8ª série, e Micaelle Nascimento Melo, 3º ano, fazem questão de participar das aulas do Caldeirão. “Me sinto bem e confortável ao expor minha opinião. Os filmes, músicas e poesias apresentados pela equipe de professores tornam o aprendizado mais leve e dinâmico”, afimou Micaelle. Para Jaqueline, o espaço é muito divertido e enriquecedor: “Aprendemos coisas novas a cada dia e que são importantes para a nossa formação”.

>> Assista ao vídeo e saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pelo professor Frederico Sento Sé