Professor Eduardo Amarante ensina Matemática com cartolina e sementes de feijão

Foto: Emerson Santos - Ascom/Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


O professor de Matemática, Eduardo Menezes de Souza Amarante, do Colégio Polivalente do Cabula, em Salvador, encontrou uma forma divertida e atrativa para os alunos aprenderem os conteúdos da disciplina. Através de jogos confeccionados com materiais reutilizáveis, os alunos da 5ª e 7ª série melhoram suas notas e passaram a enxergar a matemática com outros olhos.

Eduardo Amarante trabalha na unidade de ensino desde 2012 e, ao perceber as dificuldades de alguns estudantes, resolveu pesquisar sobre jogos matemáticos e os aplicou em suas turmas. “Estes jogos comprovam que é possível aprender matemática brincando”, disse o educador. No jogo das operações, construído apenas com cartolina e sementes de feijão e milho, os alunos são estimulados a usar o raciocínio lógico para resolver problemas através do cálculo mental. Em outro jogo, assuntos mais complexos como álgebra são aprendidos de forma leve e descontraída.

“As aulas dele são motivadoras porque ele trabalha de acordo com as necessidades do aluno", diretora Lúcia Ferreira

"Uso os jogos para fazer com que o aluno se interesse mais pela Matemática, tornando a aula divertida e não um bicho papão como muitos a veem”, destacou o professor. Ele conta que, depois que passou a utilizar os jogos como ferramenta pedagógica, houve uma melhora significativa no aprendizado e na interação entre os alunos.

 

Fotos: Emerson Santos - Ascom/Educação
Este é o caso de Luane Costa, 17 anos, 8ª série. Ela conta que não gostava da disciplina e tinha uma certa resistência. “Tive a oportunidade de ser aluna dele no ano passado, na 7ª série, e isso mudou a minha vida porque minha média subiu de três para oito”, explicou a estudante. Sua colega Andressa Santana, 15, afirmou que, além de ser professor, ele é amigo dos seus alunos. “Suas aulas são sempre divertidas porque ele interage com a turma. Quando a gente menos esperava, já estávamos sabendo o assunto”, relembra.

Segundo a diretora Lúcia Ferreira, o professor Eduardo Amarante, que também leciona física no colégio, tem representado um diferencial para a aprendizagem dos estudantes. “As aulas dele são prazerosas e motivadoras porque ele trabalha de acordo com as necessidades do aluno. Esses jogos estão apresentando resultados positivos e que só têm a contribuir para o bom desempenho dos estudantes”.

 

>> Assista ao vídeo e saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pelo professor Eduardo Amarante

>> Assista à homenagem dos estudantes ao professor Eduardo Amarante

 

Notícias Relacionadas