Professor da Uneb lança livro sobre populações negras na Bahia

O professor Josivaldo Pires de Oliveira, do curso de história do Campus XIII (Itaberaba) da UNEB, lança no dia 5 de abril o livro Populações Negras na Bahia: Ensaios de História Social. A solenidade acontece às 18h, na Livraria Atlântica, na cidade de Feira de Santana.

“O livro atende às recomendações do Ministério da Educação (MEC) acerca do ensino de história e cultura afro-brasileira”, pontua o organizador da obra. “A publicação aborda assuntos relacionados a estudos sociais, capoeira, curandeirismo, escravidão, irmandades negras, religiões afro-brasileiras e os africanos na Bahia”, completa.

A obra possui selo da Editora Appris. Exemplar pode ser adquirido no site da editora ao preço de R$ 46, e será disponibilizada para consulta na biblioteca do Campus XIII. Em seu quarto livro, o professor convidou pesquisadores de algumas universidades da Bahia, tais como UNEB, Uefs, Ufba e Ufrb, para assinarem capítulos da obra.

Josivaldo Pires de Oliveira é doutor em estudos étnicos e africanos pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), mestre em história social também pela Ufba e licenciado em história pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Os outros livros lançados pelo docente foram No tempo dos valentes: os capoeiras na cidade da Bahia (2005), Capoeira, identidade e gênero (2009) e Aloísio Resende, poeta dos candomblés (2011).

Notícias Relacionadas