Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Professor contribui para a reflexão política e ações afirmativas
Professor contribui para a reflexão política e ações afirmativas
Publicado em seg, 03/10/2016 - 16:12 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Foto: acervo pessoal
No mês em que se comemora o dia do/a professor/a (15 de outubro), a comunidade escolar presta, por meio de uma série de reportagens especiais, uma homenagem aos professores e professoras que cumprem um papel importante na vida dos estudantes. O professor Delmaci Ribeiro no Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes, em Catu (90 km de Salvador), é um destes profissionais que fazem toda a diferença na educação e na vida dos seus alunos.
Por meio do projeto Clube de História, o professor Delmaci vem contribuindo para promover a cidadania e o reconhecimento da cultura afro-brasileira como parte integrante da identidade dos estudantes. Criado há dois anos, a ação busca por meio de uma prática educativa informal atrair alunos para o debate da política e temas referentes à valorização afrodescendente. A estratégia do professor tem dado certo.
“O projeto mudou a minha forma de ver a política e a cultura Negra. Antigamente não me importava com nada referente ao assunto, mas a partir do momento que comecei a integrar o Clube de História, em junho, pude perceber a importância da nossa participação no contexto social”, destaca a estudante do 1º ano, Bianca Santos, 20 anos. Ela também afirma que “minha postura referente aos estudos mudou. Não tinha quem me fizesse pegar em um livro de História, mas agora tenho vários em casa para ler”.
Inicialmente foram realizadas pesquisas sobre o perfil de políticos e dos vereadores nas últimas duas décadas no município. Depois, incluíram a temática da cultura afrodescendente, abordando temas como a capoeira, a Lei 10.639/03 e o ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas públicas, a imposição do padrão de beleza e a intolerância religiosa. O resultado das pesquisas, baseada na iniciação científica, é apresentado em feiras escolares e municipais.
“Participar do projeto me fez entender a educação numa perspectiva científica, o que nos prepara também para o nosso caminho na universidade. Outro fator, é que os estudos no Clube de História vão muito além da sala de aula, pois debater e pesquisar sobre política e a cultura afrodescendente nos dá a condição de desconstruirmos diversos conceitos”, ressaltou a estudante do 2º ano, Mariana de Jesus Neto, do Colégio Estadual Antônio de Deus Seixas, que também participa do projeto.
Mariana faz questão de destacar o entusiasmo do professor com o projeto e os estudantes. “Incentivo é o ponto principal. Ele fica empolgado com qualquer tema, gosta de ver os alunos crescendo, intelectualmente falando, acredita no potencial de cada um e não tem hesitação em demonstrar. Isso é muito bom, porque o estudante se sente na obrigação de aprender e se envolver cada vez mais com o projeto. O professor Delmaci realmente faz a diferença”, conclui.
Notícias Relacionadas
-
Secretaria realiza segunda chamada de avaliações do Curso de Gestão Escolar
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo