Professor carioca escolhe Porto Seguro para viver e alimenta sonhos de quem quer ingressar no Ensino Superior

Falante, brincalhão e divertido, o professor Fabiano Ferreira Machado encontra sempre uma forma para chamar a atenção dos estudantes ao exercer o que mais gosta: ensinar. Com histórias e causos do cotidiano, ele leva o conteúdo de forma suave, o que normalmente fixa a atenção dos estudantes e transmite o encanto do aprendizado. “Acho divertido dar aula, amo responder as perguntas e ser o centro das atenções. Sinto falta das salas repletas de alunos e espero que tudo isso passe para poder reencontrar com eles”, disse o professor.

Natural de Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro, Fabiano se formou em 2008 com o Bacharelado e Licenciatura em Geografia, na Universidade Federal de Viçosa. Ele está há nove anos como professor do Estado, atuando no Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro - CIEPS. Com a pandemia do novo Coronavírus, o professor não perdeu tempo e começou, por iniciativa própria, a realizar ações virtuais, mesmo que não contem como atividade letiva. “Não sou youtuber, sou classroom influencer”, brinca Fabiano. “A proposta surgiu de uma necessidade de manter o vínculo com os alunos e estimular os estudos em um período de quarentena. Pensei as aulas tendo como foco o ingresso em uma universidade pública pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), com o objetivo de transformar a vida deles através de um futuro profissional baseado em um Ensino Superior de excelência”, explica.

A estudante Maria Iasmim Souza Cotrim, 17 anos, matriculada no 3º ano do Ensino Médio, diz que a iniciativa foi um divisor de águas em um ano tão complexo. “No começo da pandemia, tudo era novo. Não sabia como lidar, isso me deixou com medo e insegura em relação ao meu aprendizado. Diante de um momento tão diferente, ver o incentivo dos meus professores foi gratificante. O professor Fabiano tem um método único, percebemos a paixão que ele tem pelo trabalho e o tempo que se dedica para oferecer o melhor. Isso desperta a vontade de lutar por dias melhores, entrar em uma universidade e conquistar uma carreira”.

As aulas de Geografia ocorrem às quintas-feiras, na plataforma do Google Meet, e ficam gravadas à disposição dos alunos, no Youtube. Após cada encontro virtual, o professor publica um exercício através do Google Formulário, com a maioria de questões fechadas, onde o aluno já sabe a resposta ao final da resolução.  A estudante Luana Pereira, 17 anos, 3º ano, se sentiu contemplada pela iniciativa do professor. “As aulas dele sempre foram as minhas favoritas. Na quarentena, ele focou em temas ligados ao ENEM, que a maioria dos alunos tem dúvidas e isso é muito interessante”.

Maria Iasmim continua aproveitando, ao máximo, os conteúdos e comenta que o amor dedicado pelo professor foi um fator fundamental para que ela continuasse com os estudos. “Ele sempre me incentivou e tenho certeza que conhecê-lo foi ótimo para meu crescimento como estudante. A iniciativa dele, além de me ajudar no aprendizado, foi um auxílio emocional. Sentia, a cada atividade, o contato com a escola e colegas e ouvia ele dizer: acredito em vocês. Sentir que o professor acredita em nós é muito bom, só tenho a agradecer a este mestre maravilhoso”.

Reportagem: Pedro Moraes