Professor Adson Brito mobiliza comunidade escolar com projeto artístico

Palavras-chave:
 
Foto: Suâmi Dias - Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
“Eu acredito, como professor, que a arte tem a função de sensibilizar e humanizar o ser humano”. Foi depositando na arte o poder de transformar a educação, diante de um quadro de indisciplina dos estudantes, que o professor de história e psicólogo, Adson Brito, teve a ideia de criar o Festival de Caça-Talentos do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Saúde Anísio Teixeira, no bairro da Caixa D´Água, em Salvador. Logo na sua primeira edição, o evento mobilizou toda a unidade escolar e já entrou para o calendário festivo anual do Ceep.

“Foi incrível a recepção dos alunos. Apresentei o projeto à direção, que abraçou com muito entusiasmo. A partir daí, demos a oportunidade de expressarem seu talento por meio do teatro, música, dança, pintura e diversas outras áreas da arte. A comoção foi tão intensa que os próprios estudantes confeccionaram os figurinos e cenários e compareceram à escola no sábado, sendo que o evento não valia nota”, relata Adson Brito.
 
“Eu acredito que a arte tem a função de sensibilizar e humanizar o ser humano”, professor Adson Brito

A partir dessa ação, o professor também iniciou uma mobilização na escola com a criação de oficinas e um festival mais abrangente. “Já estamos organizando uma oficina de teatro e os professores e funcionários também pediram para entrar na próxima edição do Festival Caça-Talentos. Fico entusiasmado que o projeto tenha tornado os estudantes mais participativos e e que os professores tenham interesse em promover uma aprendizagem diferenciada”.

O professor relembra um episódio que, para ele, fez valer todo o esforço de organizar o festival. “Ao total foram 35 apresentações, e durante o evento, uma criança de quatro anos, filha de uma funcionária, me pediu para subir ao palco. Ela fez vários elogios, como: ‘isso aqui está muito lindo’, ‘estou amando tudo isso’, ‘eu não sabia que a escola era tão legal’, ‘hoje eu estou muito feliz’. Nesse instante, tivemos a certeza de que o trabalho era, realmente, significativo”.
 
Reconhecimento
O trabalho de Adson Brito também é destacado em sala de aula. “O professor Adson é bastante dedicado. Na disciplina de Psicologia, ninguém falta, faz as provas com tranquilidade, porque o assunto é aprendido com facilidade”, declara a estudante do 1º ano do Curso Técnico de Segurança do Trabalho, Eulimar Soares. Já seu colega, Wesley Sales, enfatiza o desempenho do docente. “O professor é muito legal e tem boas ideias para melhorar nossa aprendizagem”.

A diretora do Ceep em Saúde Anísio Teixeira, Ana Lúcia Britto, afirma que “o professor Adson Brito é um profissional muito comprometido com a educação dos jovens.” E acrescenta: “temos orgulho de nossa equipe. E o professor, é um bom exemplo de dedicação, seu trabalho é perceptível na formação dos estudantes”.

 

Notícias Relacionadas