"Precisamos pensar numa nova forma de comunicação didática nas escolas", diz Bernardete Gatti

Mais de 2 mil educadores(as) acompanharam, nesta terça-feira (7), o Encontro Formativo promovido pela Secretaria da Educação (SEC), por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), que trouxe a educadora Bernardete Gatti como palestrante. Para o público que acompanhou a live, Bernardete pontuou aspectos como avaliação e formação de professores, além de deixar clara a importância de estabelecer novas formas de comunicação didática nas escolas. A atividade foi realizada no canal do IAT no Youtube e está disponível no link https://bit.ly/livebernadetegatti.

"A formação dos estudantes deve considerar contextos diversificados e específicos, além dos seus aspectos cognitivos, sociais e emocionais. Por isso, precisamos pensar numa nova forma de comunicação didática em consonância com os novos meios tecnológicos.  A formação continuada deve ser situada, focada e que seja alimentada por uma perspectiva clara de como queremos formar nossas crianças, jovens, adolescentes, como pessoas que serão cidadãos participantes da construção da nossa sociedade", afirmou a educadora durante a transmissão.

Gatti ainda pontuou que a Formação Continuada se faz importante num cenário em que as mudanças sócio-culturais acontecem muito rapidamente. "Seja num processo social histórico que corre, como nos dias de hoje e que mudam a partir da ciência, da tecnologia e das comunicações, ou porque nós temos impactos como a pandemia, mudanças nos conhecimentos, nas novas formas pedagógicas e formas de problematizar. Tudo isso contribui de forma positiva quando é tratado continuamente na vida profissional dos educadores", completou.

Na mesma linha, o secretário da educação do Estado da Bahiha, Jerônimo Rodrigues, pontuou a importância da formação continuada. "Fazer a formação continuada neste momento de pandemia é fundamental. A gente precisa disso para não perder o nosso vínculo com nossos estudantes, nossos educadores. Fazer a formação continuada com a equipe que o IAT tem, com os professores da rede estadual e municipal, secretários municipais de educação é muito fácil. Os desafios é que são grandiosos e a gente enfrenta os desafios com estas parcerias e construções coletivas e solidárias. São 27 territórios participando, com gente que faz o dia a dia da educação. Não vamos deixar nenhum para trás, esta é a nossa ordem, nossa missão: nenhum para trás, nenhum estudante, professor, servidor ou gestor", enfatizou Jerônimo.

A diretora geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira,  saudou os educadores(as) presentes na transmissão e também destacou a presença dos parceiros na formação. "É um momento único e importante, darmos a continuidade à nossa formação, com a palestra de uma educadora tão conceituada como a Bernardete Gatti", disse Cybele, lembrando que a Formação Continuada Territorial hoje chega a mais de 9 mil educadores, entre gestores escolares, coordenadores pedagógicos e equipes técnicas, das redes municipais e estadual.

A União dos Municípios da Bahia (UPB), a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e o Itaú Social são alguns dos parceiros que contribuem para a realização da Formação Continuada Territorial. "Este é um momento de nos reinventarmos, de aprendermos com o novo, em função da pandemia. A formação chega com a aproximação digital e necessária para nossos professores", afirmou o presidente da UNDIME, Raimundo Pereira.

"É uma alegria participar, enquanto diretor da UPB, da construção desta formação que é tão qualificada e importante para nossos educadores", celebrou o prefeito Marcão Cardoso, da UPB. Já o representante do Itaú Social, Renato Brizzi, comemorou a chegada da formação continuada aos municípios em regime de colaboração. "Para nós é uma grande honra fazer parte deste momento, que teve início no ano passado e que hoje podemos uma potente arquitetura de formação", disse.