Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Pré-jornada pedagógica é encerrada com discussões sobre Educação Profissional, do Campo, Quilombola e Indígena
Pré-jornada pedagógica é encerrada com discussões sobre Educação Profissional, do Campo, Quilombola e Indígena
Publicado em sex, 05/03/2021 - 15:04 por ascom.jornalismo
Palavras-chave:
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, fez um balanço positivo da pré-jornada e um chamamento para a Jornada Paulo Freire. "A pré-jornada pedagógica foi muito gratificante. Estes cinco dias foram muito leves e proveitosos. Fizemos esta atividade para que a gente pudesse chegar no dia 8, na Jornada Pedagógica Paulo Freire, mais leve ainda e com toda a responsabilidade de tirarmos as dúvidas, de combinarmos os nossos trabalhos e, assim, estarmos, no dia 15 de março, melhores do que estamos hoje. É claro que, neste início de ano, teremos grandes desafios, pois além de ser um ano de início remoto, vamos trabalhar com uma outra novidade, que é o ano continuum de 2020/21", destacou.
O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal, juntamente com a sua equipe técnica, destacou orientações para a organização do ano letivo nas unidades ofertantes da EPT. "As orientações de estágio serão de forma remota, desde que haja possibilidades tecnológicas. A execução de Projetos de Estágio Civil será presencial, cumprindo todos os protocolos sanitários e da saúde dado o retorno das atividades presenciais. A orientação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), assim como a defesa do mesmo, deve ser feita de forma remota, através de aplicativos de reuniões virtuais. Caso haja impossibilidade tecnológica, a apresentação deve ocorrer presencialmente, em período previamente agendado", informou.
A superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito, mediou as discussões sobre Educação Escolar do Campo e Quilombola, apresentadas pela coordenadora da Educação do Campo e da Educação Escolar Quilombola, Poliana Reis, e pela professora Jeane Borges, do Colégio Estadual Quilombola Doutor Milton Santos, em Jequié, e também sobre a Educação Escolar Indígena, que contou com abordagens do coordenador estadual da Educação Escolar Indígena, José Carlos Magalhães.
Na oportunidade, foram apresentados os recursos e materiais de apoio para estes públicos de estudantes e que estão disponíveis no Portal da Educação, a exemplo de Roteiros de Estudos, Pílulas da Aprendizagem e Cadernos de Apoio à Aprendizagem. "As lives realizadas pela SEC, nesta semana, nos proporcionaram informações importantes para nos organizarmos para as atividades escolares. A partir daí, em nosso território, buscamos levar essas informações à comunidade escolar e lideranças para planejar o ano letivo, adequando-o às nossas especificidades", pontuou o coordenador escolar indígena do Núcleo Territorial de Educação de Eunápolis (NTE 27), Niotxarú Pataxó, que também participou das discussões.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro