Prazo para participação no Formacenso é prorrogado. Mais de 6 mil já contribuíram com o preenchimento do formulário

 

 

 

 

Mais de 6 mil Educadores e gestores escolares já participaram do Censo da Formação dos Profissionais da Educação Básica (Formacenso). A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, realizada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), busca valorizar os profissionais da educação básica, promovendo uma consulta sobre o interesse de participação em processos de formação, com o objetivo de subsidiar a oferta de cursos a serem realizados pelo IAT. O formulário é online e está disponível no endereço formacenso.educacao.ba.gov.br até o dia 31 de maio.

A diretora de Formação e Experimentação Educacional, Daday Sales, ressaltou a importância do Formacenso para o processo formativo dos educadores. “Para as ofertas de formação continuada é preciso considerar a formação, a atuação e o interesse dos profissionais que serão atendidos. Com o Formacenso, teremos essas informações atualizadas, o que nos dará melhores condições de planejar a atualização da formação acadêmica, aperfeiçoamento profissional e pedagógico. A Secretaria, por meio do IAT, poderá, dessa forma, promover ofertas que vão ao encontro das expectativas e das necessidades de formação continuada de sua rede e são significativas para os seus profissionais, na perspectiva de assim melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem”, disse Daday.

Plano de Formação dos Profissionais da Educação O Plano de Formação tem como objetivo contribuir com o cumprimento da meta 16 dos planos nacional e estadual de educação, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o decreto Nº 8.752, que trata da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, garantindo a melhoria da qualidade da educação básica. O Plano de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica contempla três programas, interdependentes e complementares: o de Formação e Desenvolvimento dos profissionais da educação, o de Tecnologias e Mídias Educacionais e o de Pesquisa Inovação Pedagógica, todos desenvolvidos pelo Instituto Anísio Teixeira.

“É um Plano de Formação de Professores que toma as metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano Estadual de Educação (PEE) da Bahia como referência para o desenvolvimento da política de formação inicial e continuada no Estado. O IAT está faz o seu dever de casa, como Centro Estadual de Formação de Professores, e, de maneira dialógica, buscando dialogar com educadores, instituições e setores educacionais, bem como, com o Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Estadoda Bahia (Forprof), afirmou o professor João Danilo Batista, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

 

Notícias Relacionadas