Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Poesia estimula ensino de história
A função principal desse projeto é a provocação, a predisposição para a ação e a motivação, estimulando assim o interesse pela disciplina
Em 2003, o professor de história da rede pública de ensino Flávio Márcio Sacramento, pensando em inovar e estimular mais seus alunos, criou o projeto O Ensino da História por Meio da Poesia. O trabalho vem beneficiando, anualmente, cerca de 120 alunos do 2º e 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Professora Ana Bernardes, no bairro de Cajazeiras, em Salvador.
A ideia é simples. Márcio desenvolve suas aulas narrando os fatos históricos por meio de versos. O projeto foi construído com o intuito de motivar os alunos, incentivando-os à leitura, à interpretação e ao aprendizado, e os poemas apresentados em sala de aula funcionam como material didático, auxiliando no ensino da disciplina. "Desde então, o interesse pelas aulas de história cresceu consideravelmente", informa o professor.
A proposta inicial foi a de conduzir o aluno para o contato com poesias que tivessem como temática a abordagem de um fato histórico. “A função principal desse projeto é a provocação, a predisposição para a ação e a motivação, estimulando assim o interesse pela disciplina”, enfatiza Flávio. Ainda segundo o professor, a motivação e o visível aumento da frequência em sala de aula, aliado ao desenvolvimento qualitativo, resultaram num satisfatório índice de aprovação na matéria.
Publicações - Como resultado, Márcio escreveu o livro “Trilhos da História do Brasil”, ainda não lançado, onde são contados, através de versos, os fatos relevantes da nossa história. Os textos versam sobre o Brasil colonial, imperial e republicano e traz à tona fatos históricos e personagens, sempre privilegiando a trajetória de luta, resistência e formação do povo brasileiro.
“Ainda em 2011, através do fruto das discussões com os alunos, passamos a ver a importância de produzir um material sobre a história de Salvador. Então desenvolvi um novo livro, intitulado Soteropohistória, baseado em um recorte histórico de 1501 a 1823, que já está pronto”. Relatou Márcio. Ambos os livros aguardam autorização para publicação.
Atualmente, o projeto está sendo aplicado em cerca de 170 alunos do 2º e 3º ano do Ana Bernardes. É possível ver o amadurecimento do projeto através de dados reais ligados ao incentivo à leitura, à interpretação, à frequência e à motivação do aluno do ensino médio.
Quem quiser entrar em contato com o professor Flávio Márcio para conhecer melhor o projeto, pode fazê-lo através do e-mail flaviomarsa@bol.com.br.
Notícias Relacionadas
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)
-
Escritores Escolares são destaque no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação
-
Secretaria divulga resultado de seleção interna para educadores