Pauta pedagógica é tônica do segundo dia do Encontro de Formação de Formadores

A concepção de gestão articulada entre diretores escolares e coordenadores pedagógicos, bem como suas atribuições funcionais, foram alguns dos temas trabalhados neste sábado (7), durante o I Encontro de Formação de Formadores, promovido pela Secretaria da Educação, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC). A iniciativa integra o Plano de Formação Continuada Territorial, que busca o fortalecimento das aprendizagens nos 27 Territórios de Identidade com a Formação de educadores das redes municipais e estadual.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, deu as boas-vindas aos 128 formadores que participam do encontro formativo e pontuou a importância do trabalho. “Esta agenda é a consolidação de um sonho de uma formação continuada que seja territorializada e que não é só da rede estadual. É o nosso papel, construir uma educação pública de qualidade. Este ano estamos inovando no formato, no tamanho e agora territorializando, em regime de colaboração com os municípios. A Formação Continuada é uma das ações da Secretaria para que possamos avançar na educação, melhorar nossos indicadores e fortalecer a aprendizagem”, disse o secretário.

Mais de um milhão de estudantes baianos, das redes municipais e estadual serão impactados com a formação, sendo os formadores responsáveis por trabalhar as pautas formativas junto aos coordenadores pedagógicos, diretores escolares e equipe técnica que atuam nas unidades de ensino em todo o estado.

De acordo com a diretora geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira, a formação alcançará cerca de 6,7 mil profissionais de 386 municípios no estado da Bahia. “O objetivo é alcançar todos os municípios baianos através do regime de colaboração, permitindo aos educadores participarem dos encontros mensais de formação”, pontuou.

A diretora acrescentou que até o final do ano estão previstos oito encontros com os formadores, do qual participam professores e coordenadores, e educadores das universidades estaduais. “Serão estes profissionais que atuarão diretamente nos Núcleos Territoriais de Identidade, aplicando as estratégias definidas nestes encontros, com foco nos períodos entre o 6º e 9° ano do Ensino Médio”, destacou. A formação conta com a parceria com da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a União dos Municípios da Bahia (UPB) das Instituições de Ensino Superior (IES) e da Fundação Itaú Social (FIS).

Para a formadora Fabrízia Pires, do Núcleo Territorial de Irecê (NTE-01), que também atuou na formação em 2019, a expectativa é que mais educadores sejam incluídos no processo. “Esperamos que esta formação continuada chegue a mais pessoas, professores e estudantes, ampliando estes sujeitos, na escola, na cultura, na sociedade”, afirmou. Da formação de 2019, a educadora destaca o fomento da cultura da formação continuada nos espaços de Atividade Complementar (AC) com professores e a discussão da ação pedagógica com coordenadores pedagógicos e gestores escolares. “Tivemos ampliação da discussão da gestão da aprendizagem com a dupla gestora de diretor e coordenador, possibilitando a construção coletiva com outros agentes da escola”, pontuou.

No I Encontro como formadora, a mestre e doutora em educação da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Dídima Maria de Mello Andrade, relata que a expectativa quanto aos encontros é de espaços de discussão política da educação. “Tenho visto com bons olhos este momento de formação, pois acredito que o professor nunca está pronto. Porque não somos só teoria e prática, a dimensão da formação também inclui a discussão política da formação que também precisa ser levada em consideração”, ressaltou.

Já para Gilma Flavia Souza Ferreira, que participou dos encontros como coordenadora pedagógica em 2019 e que agora inicia como formadora no NTE-01, a perspectiva é de muito trabalho e de parcerias importantes que ampliam o conhecimento e fortalecem a aprendizagem. “Este encantamento pelo processo que vivi na condição de cursista é que me motivou a participar como formadora, com a parceria de outros pares que nos motivam a sair da zona de conforto”, afirmou.