Parceria entre IAT e Univasf fortalece ações de EaD

Com o objetivo de dar novos rumos na Educação a Distância na região do Vale do São Francisco, representantes do Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão vinculado à Secretaria da Educação do Estado da Bahia e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), estiveram reunidos em Juazeiro. O encontro buscou fortalecer a parceria entre as duas instituições para ampliar a oferta de educação à distância na região e as atividades do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A sessão de uso do prédio do antigo Núcleo de Tecnologia Educacional foi uma das pautas do encontro. A estrutura sediará o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Juazeiro e também a Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Univasf, permitindo que as instituições possam trabalhar de forma conjunta e em ações integradas. A Universidade Aberta do Brasil busca ampliar e interiorizar a oferta de formação inicial e continuada de professores por meio da Educação a Distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, além de formação continuada àqueles já graduados.

Para o diretor geral do IAT, Nildon Pitombo, a parceria irá ampliar a oferta de cursos na região. “Não serão apenas cursos convencionais, clássicos, como administração, direito, contabilidade, mas também cursos superiores em tecnologias que possam convergir com as necessidades locais. Nós só temos a ganhar nessa direção e fazer uma parceria ainda maior com a Univasf", afirmou Nildon. “Esta visita vem sinalizar fortes parcerias para a Educação a Distância em Juazeiro, e poderíamos até mesmo dizer, em toda a Bahia. O Governo da Bahia pretende investir fortemente nos polos e na Educação a Distância nos próximos anos, e nessa nova conjuntura, as universidades terão um papel essencial", comentou o secretário de Educação à Distância da Univasf, Ricardo Duarte.

"Vai ser uma ganho imenso para o polo, para a instituição, e, especialmente, para a população que será beneficiada com ampliação da oferta de cursos”, comemorou a diretora de Educação à Distância e Tecnologias Educacionais do IAT, Kátia Ramos, ressaltando que além da cessão do prédio, a parceria com a Univasf trará apoio para a realização do Circuito Acadêmico UAB e outras ações de fortalecimento da EaD no Estado. “O IAT seguirá dialogando com outras instituições de ensino superior com o intuito de garantir a oferta de cursos de licenciatura e especializações não apenas aos professores da rede como também à demanda social que clama por oportunidade de formação”, completou.