Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › "Para recriar a escola é preciso repensar a Educação Integral", afirma Pilar Lacerda, durante live promovida pela Secretaria da Educação
"Para recriar a escola é preciso repensar a Educação Integral", afirma Pilar Lacerda, durante live promovida pela Secretaria da Educação
Publicado em seg, 05/10/2020 - 12:15 por Ascom/Educação
Palavras-chave:
Os conceitos, as premissas, os desafios e as possibilidades da Educação Integral deram o tom na live de lançamento da Formação em Fundamentos e Práticas da Educação Integral, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio da Coordenação Executiva de Programas e Projetos Estratégicos da Educação (CEPEE) e do Instituto Anísio Teixeira (IAT). A atividade, que foi aberta com a poesia da estudante Camila Anunciação, do Colégio Estadual de Tempo Integral Juiz Jorge de Farias, de Feira de Santana, contou com a participação do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, e a palestra da diretora da Fundação SM, Maria do Pilar Lacerda.
"A única possibilidade que nós temos de recriar a escola, principalmente na pós-pandemia, é recriá-la inspirados no princípios da Educação Integral, que tem Anísio Teixeira como um marco", afirmou a educadora Maria do Pilar Lacerda. Ela lembra que as escolas devem ser espaços de transformação.
"A escola não é um local de distribuição de renda ou de acabar com as desigualdades, mas ela pode contribuir, e muito, pensando num projeto de Educação Integral que reconheça as desigualdades", completou.
Emocionado com a poesia da estudante, o secretário Jerônimo Rodrigues agradeceu a presença de Pilar Lacerda. "É uma educadora que qualifica a nossa formação". Jerônimo também pontuou a importância da formação. "É uma ação que tem objetividade, tem intencionalidade. É uma das estratégias para melhorarmos o cuidado, o zelo com nossos estudantes e o fortalecimento de suas aprendizagens. Esta é a nossa motivação. Buscar a qualificação e a troca de experiência entre nossas unidades escolares", disse.
A diretora geral da Associação Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, também fez referência a Anísio Teixeira. "Trabalhar a pauta da Educação Integral na Bahia é muito bom. A Bahia é o berço de Anísio, que sempre pensou a formação integral como compromisso, uma escola e uma educação que pensam a formação dos estudantes em sua integralidade, articulada com a cidade, com sua comunidade", comemorou.
À frente da CEPEE, o superintendente Marcius Gomes informou que mais de 700 educadores estão inscritos para a formação. "Esta pauta vem sendo construída há três meses e nos preocupamos em fazer uma escuta com todas as unidades escolares de tempo integral da Bahia", informou. Para o gestor, "pensar na política de Educação Integral é levar para os meninos e as meninas possibilidades formativas para além do espaço parcial".
A Formação Continuada em Educação Integral terá carga horária de 72 horas, distribuídas em quatro módulos, no período de outubro/2020 a março/2021, com o objetivo de discutir a concepção de Educação Integral na perspectiva de orientar a política educacional, no contexto das redes e das escolas, e apoiar a reorganização curricular das escolas de tempo integral, com vistas na garantia de acesso e qualidade da educação para todos os estudantes.
Para assistir a live, acesse: http://bit.ly/aulaformacao_educacaointegral
Notícias Relacionadas
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)
-
Escritores Escolares são destaque no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação
-
Secretaria divulga resultado de seleção interna para educadores