Palestra debate a atuação das bibliotecas escolares no período de pandemia e pós-pandemia

Dentro da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a Secretaria da Educação do Estado, através do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares, promoveu, nesta quarta-feira (28), uma palestra com o professor Jonathas Luiz Carvalho Silva, que é graduado em Biblioteconomia, com mestrado e doutorado em Ciência da Informação. Na palestra, os participantes puderam ouvir e debater as possibilidades diante do tema "Atuação das bibliotecas escolares em tempos de pandemia e pós-pandemia". A atividade virtual teve a participação de  53 profissionais da rede estadual, incluindo bibliotecários, auxiliares, assistentes e coordenadores  pedagógicos.

Na palestra, o professor Jonathas realizou um apanhado histórico sobre o tema e debateu sobre novos formatos para conquistar e atrair o público, deixando as bibliotecas como células vivas de conhecimento. De acordo com o palestrante, não faz sentido uma biblioteca escolar sem estudantes e professores e o grande desafio é encontrar uma interface que atraia os públicos neste novo período.

“A leitura não deve ser relacionada apenas com o livro escrito, mas também com revistas, cordéis, imagens e áudios. Neste encontro, debatemos os impactos da pandemia nos trabalhos educativos e mostramos a necessidade da virtualização das atividades por meio de softwares, tecnologias digitais e mudanças nas interações sociais entre professores e alunos. Precisamos repensar como as interações híbridas podem reconfigurar as bibliotecas escolares, transformando-as em espaços de inclusão tanto para ações tradicionais ligadas à arte e cultura, como também para conteúdos digitais”, relatou Jonathas.

De acordo com Alessandra Santana, coordenadora do Livro Didático e Biblioteca Escolar da SEC, o momento, além de trazer novas reflexões, ressaltou novas possibilidades. “O palestrante trouxe ao debate uma série de ações que os bibliotecários já realizam e outras que podem ser desenvolvidas no período de pandemia e pós-pandemia. Ele apresentou ideias para atrelar o conteúdo impresso com todas as possibilidades das ferramentas tecnológicas. Essas ações possuem um grande potencial para conquistar os alunos através da iniciação científica, do incentivo à leitura, da cultura e da cidadania. Ele conhece a nossa realidade e o encontro foi importante para os profissionais, por ter mostrado e enfatizado o poder de contribuição que os bibliotecários têm diante desta sociedade, que é informatizada e tem como principal vetor de informação a internet”.