Palestra com a educadora Fátima Freire é transmitida para 20 mil pessoas

Palavras-chave:

“Este é um dos maiores desvios pedagógicos em sala de aula e do sistema educacional brasileiro: a aprendizagem é um processo individual, e nós continuamos a massacrar nossos alunos, acreditando que todos aprendem da mesma forma”. As palavras da educadora Fátima Freire, filha de Paulo Freire, durante a palestra ‘Quem educa marca o corpo do outro’, foram transmitidas por videoconferência e pelo canal do Instituto Anísio Teixeira (IAT), no Youtube, para mais de 20 mil pessoas, em toda a Bahia. O evento, realizado no auditório principal do IAT, faz parte das comemorações ao 28 de abril, Dia da Educação.

Para Fátima Freire, é preciso que o educador acredite em si, se revigore e se reinvente o tempo inteiro. "Para mim, é fundamental a pessoa pensar por si, ter autonomia de pensamento, senão fica alienado para sempre. Na minha concepção, quem educa marca o corpo do outro porque educar é se relacionar, e se eu me relaciono e se o relacionamento é a dois, e se eu estou realmente com você, eu deixo marcas no seu corpo. E este é o grande perigo. Eu posso deixar marcas negativas ou positivas”, destacou.

 

O evento é uma atividade que, além de celebrar o Dia da Educação, pareia com as atividades que estão acontecendo nos Polos Formativos com vistas à construção do Plano de Formação Continuada do IAT. Segundo a diretora-geral do IAT, Cibele Amado, na próxima terça-feira (30), em Barreiras, será encerrada a primeira etapa da formação continuada, com a escrita de um plano coletivo de formação continuada. “Tivemos uma receptividade muito aberta e calorosa dos educadores nos Núcleos dos Territórios de Educação, que escreveram e participaram deste plano. De maio até dezembro, vamos dar continuidade à formação continuada, que está começando agora”.

 

O educador Geraldo Seara assistiu a palestra e foi o cinegrafista responsável pela transmissão das imagens. “Eu me sinto um privilegiado por estar aqui para assitir a palestra e também para registrar as imagens, porque quando eu fiz a licenciatura, no início dos anos 80, era praticamente proibido se falar de Paulo Freire. Ele aparecia muito pouco. Esta palestra é um aprendizado, vê-la falar desta forma, deste jeito tão interativo, como gente, como nós somos, é muito emocionante”.

 

Fátima Freire  - Formada em Pedagogia pela PUC de São Paulo, Fátima Freire Dowbor também possui graduação em Filosofia pela Universidade de Coimbra, em Línguas Romanas, pela Universidade de Varsóvia, e em Psicopedagogia, pelo Instituto Jaques Rousseau é doutor. Já atuou como educadora em diversos países e atualmente presta assessoria pedagógica a diversas instituições, além de integrar o conselho do Instituto Paulo Freire.

 

Fonte: SECOM

 

Notícias Relacionadas