Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Os avanços e desafios da Educação integral são debatidos no Diálogo Formativo promovido pelo IAT nesta quinta
Os avanços e desafios da Educação integral são debatidos no Diálogo Formativo promovido pelo IAT nesta quinta
Publicado em qui, 01/07/2021 - 20:27 por Ascom/Educação
Palavras-chave:
Valorizar os avanços e reconhecer os desafios para a Educação Integral no Estado da Bahia. Esta foi a tônica de mais uma edição do Diálogos Formativos, ação que integra as atividades da Formação Continuada Territorial, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT). Para debater o tema, foram convidadas as educadores Natacha Costa, da Associação Cidade Escola Aprendiz e Jaqueline Moll, referência nacional em educação integral e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
A Formação Continuada Territorial é destinada a coordenadores pedagógicos, gestores escolares e equipes técnicas das redes municipais e estadual, com foco nos profissionais que atuam no período do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. "Nós juntamos, num mesmo ambiente, educadores das redes municipais e estadual, para que possam discutir a sua prática e socializar as suas experiências", contou Cybele Amado, lembrando que cerca de 8 mil educadores estão inscritos na plataforma da formação continuada.
O superintendente da Coordenação Executiva de Programas e Projetos Estratégicos da Educação (CEPPEE), Marcius Gomes destacou que a agenda da Educação Integral tem um lugar para o governo. "O governador Rui Costa tem cuidado disso com muita atenção e os investimentos hoje somam mais de meio bilhão em novas obras, escolas, complexos poliesportivos. Este é um grande movimento que a Bahia está se dedicando e que envolve o regime de colaboração".
Fundamentos e Práticas em Educação Integral
Marcius Gomes também aproveitou sua fala para celebrar a certificação da Formação em Fundamentos e Práticas da Educação Integral, ação realizada pela CEPPEE em parceria com o IAT. "Uma ação que deixa um grande legado, grandes contribuições para toda a rede", disse o superintendente. Ele pontua que o cenário nacional não é positivo para a pauta da Educação Integral. "Momento de desconstrução de muitas políticas públicas que são importantes, mas as Bahia segue valorizando as experiências bem sucedidas e pensando as suas próprias estratégias", completou.
Simbolicamente foram certificadas as educadoras Arielma Galvão dos Santos, Coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Leda Jesuíno dos Santos, em Salvador e Maria do Amparo Oliveira Brito - Vice-diretor(a) em unidade escolar de tempo integral -, Colégio Estadual António Batista, de Caetité. "Essa formação pode ser referência, pois foi uma formação em serviço e nós defendemos que as formações sejam em serviço e dentro da nossa jornada de Trabalho", disse Arielma Galvão que também pontuou o que chamou de "respeito ao tempo de tela" e a presença das metodologias ativas.
"Tenho 28 anos que atuo no estado e esta foi uma formação que me deixou com gostinho de quero mais. Sou apaixonada pela Educação Integral e nesta formação tivemos a oportunidade de discutir, nos embasar sobre tudo aquilo que a gente desejava ter sobre a escola de tempo integral", celebrou Maria do Amparo Oliveira Brito.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira