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Olimpíada de Professores de Matemática premia quatro educadores da rede estadual e um deles ganha viagem para intercâmbio na China
Publicado em qui, 28/03/2024 - 17:40 por ascom.jornalismo
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Foto: Divulgação
Os professores Calebe Miranda da Silva, do Colégio Estadual José Ribeiro de Araújo; Emerson Gordiano de Almeida, do Colégio Polivalente de Conceição do Coité; e Jadson Souza, do Colégio Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Cavier, também foram premiados com medalhas de bronze. A premiação on-line, ocorrida na última quarta-feira (27), prestigiou os 67 medalhistas da competição, que contou com a participação de cerca de 600 docentes de todo o país.
O professor Fábio conta que se inscreveu a partir da motivação que recebeu dos colegas. “Um dia, uma professora aqui da instituição me apresentou essa olimpíada, através de um post que ela viu e falou para eu me inscrever. Quando verifiquei quais eram os critérios que eles buscavam em um professor, achei que era bem parecido com o que eu já estava acostumado a fazer na sala de aula durante os 17 anos que sou professor de Matemática, principalmente no que diz respeito ao trabalho com olimpíadas”, compartilhou.
O professor explicou que não imaginava ganhar o ouro, mas se dedicou muito entre as etapas. “Inicialmente, participar foi uma sensação diferente para mim, mas gostei muito. A primeira fase foi muito desafiadora e tensa, mas obtive um bom resultado. Na fase seguinte, destaquei minhas práticas diferenciadas em sala de aula, como as aulas na nossa escola e os vídeos no meu canal do YouTube. Eu, realmente, não esperava ficar entre os dez melhores, mas, ontem, ao ver o resultado, fiquei muito feliz”, comemorou.
Agora, o professor está se preparando para a segunda parte da premiação. Os dez premiados vão embarcar para Xangai no mês de outubro e Fábio já está ansioso para viver essa experiência. “A expectativa para a viagem está muito grande e a ansiedade já começou a bater. Eu acho que vai ser um momento de muito aprendizado, que vai me marcar bastante e eu pretendo trazer de volta toda essa experiência para dividir com meus alunos e colegas de trabalho”, disse.
A OPMBr foi criada como resposta aos desafios identificados por engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que buscavam enfrentar as lacunas no ensino e na prática da Matemática no Brasil. A olimpíada teve como objetivo identificar talentos e promover boas práticas no ensino da disciplina no Brasil. Todos os professores inscritos passaram por um processo seletivo composto por três etapas classificatórias, envolvendo questionários e entrevista com o conselho da OPMbr.
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