Oficina Recursos educacionais abertos: material didático, produção colaborativa e autoria na era da informação

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira (IAT), promoveu por intermédio da Rede Anísio Teixeira a Oficina Recursos educacionais abertos: material didático, produção colaborativa e autoria na era da informação, que aconteceu dia 29/09, no IAT.

A oficina contou com professores da rede pública e teve como objetivo apresentar conceitos e princípios dos chamados Recursos Educacionais Abertos (REA) e estimular professores e alunos a usarem, produzir e compartilhar REA. Fundamentos da cultura digital e da cultura livre, que são pano de fundo dos REA, serão delineados. Na oportunidade foi abordados novos modelos na produção, disseminação e uso de recursos didáticos digitais e impressos partindo de noções sobre licenças e termos de uso flexível além de padrões e protocolos abertos. A finalidade é levar à reflexão de como os REA podem contribuir para repensar as relações entre alunos e professores, a atividade docente e o perfil da escola. 

Conteúdos  abordados na Oficina:

·             Definições: REA, educação aberta, contraste entre REA e objetos de aprendizagem (OA).

·             Grandes movimentos, organizações e propostas relacionadas à REA e sua relação com "educação para todos". Motivações para criar e utilizar REA.

·             Panorama do universo REA no Brasil. Como REA pode de fato contribuir para a melhoria da educação?

A oficina contou com as mediadoras Priscila Gonsales e Débora Sebriam, integrantes do projeto REA Brasil e do Instituto Educa Digital.

 

Notícias Relacionadas