Oficina para o Projeto Ressignificando a Aprendizagem - PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira - IAT, por meio do Programa Ciência na Escola – PCE, em parceria com o Projeto Ressignificando a Aprendizagem, promoveu nos dias 21 e 22 de Julho de 2014, a I Oficina: “Educação Científica”, realizada no Colégio Estadual Oscar Cordeiro e no Colégio Estadual da Bahia, - Central, respectivamente.

Participaram do encontro cerca de 106 professores, das Diretorias Regionais de Educação -  DIREC, 1A e 1B, que juntos discutiram a metodologia do ensino de ciências adotada pelo Programa Ciência na Escola, visando mobilizar o professor para uma reflexão sobre a pesquisa da prática docente, tendo o estudante como protagonista do processo de investigação científica, da realidade local na qual está inserido.

Fotos: Roberta Rodrigues/IAT

Na oficina foi aplicado o tema “Educação Científica”, tendo como instrumento de referência o livro Bahia, Brasil - Espaço, ambiente e cultura, que apresenta a metodologia das sequências didáticas a ser adaptada a realidade dos estudantes, das escolas, de ensino fundamental, do Estado da Bahia. Esta foi à contribuição do Programa Ciência na Escola, objetivando a melhoria da qualidade de ensino.

Ciência na Escola - Ação estruturante da Secretaria da Educação do Estado da Bahia que objetiva promover a educação científica na Rede de Escolas Estaduais da Bahia, no segundo segmento do ensino fundamental, na etapa que compreende do 6º ao 9º ano.

“Acompanhei a oficina no primeiro dia, e percebi que alfabetizar cientificamente, que é o objetivo do Programa Ciência na Escola, é algo prático e acessível ao professor e aluno”, enfatizou a Supervisora do Programa Ciência na Escola, Georgenice Lapinto Batista, da DIREC 1B.