Oficina Jovem Cientista

A Oficina tem duração de 04 horas e consiste numa apresentação do Prêmio Jovem Cientista, seguida de uma introdução ao tema desta edição, que é Água: Desafios da Sociedade. Os participantes ainda vivenciam o roteiro metodológico para desenvolver um trabalho de pesquisa. “Ao término da Oficina, o estudante sai com uma boa ideia da problemática que pretende resolver e dos próximos passos necessários para desenvolver seu trabalho. Como pesquisar referências bibliográficas? Como testar suas hipóteses de solução do problema? Como definir a metodologia de estudo e analisar dados? Como formatar o trabalho? Todas essas perguntas são respondidas durante a Oficina”, explica Andrea Margit, gerente de meio ambiente da Fundação Roberto Marinho.

O Prêmio Jovem Cientista

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a GE. Quatro categorias são premiadas: Mestre e Doutor, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio. Há ainda um prêmio de Mérito Científico para um pesquisador doutor que, em sua trajetória, tenha se destacado na área relacionada ao tema da edição. Os orientadores das três categorias principais e as escolas dos três classificados do Ensino Médio são agraciados com laptops, como forma de estimular e reconhecer a cadeia de aprendizagem. Serão 20 Unidades da rede Estadual de Ensino participando da Oficina, são elas:

1. Colégio Estadual Góes Calmon

2. Escola de 1º Grau Manoel Vitorino