Oficina de formação para o uso seguro da internet - cobertura

“Não vamos trabalhar com proibição. O nosso trabalho é tentar educar os alunos para que possam fazer boas escolhas no uso da tecnologia”, afirmou Rodrigo Nejm, Diretor de Prevenção da SaferNet Brasil, durante a "Oficina de formação para o uso seguro da internet", realizada no dia 23 de abril de 2012 no Instituto Anísio Teixeira.

CONHEÇA A SAFERNET

O objetivo do evento, organizado pela Rede Anísio Teixeira, foi sensibilizar os multiplicadores da Secretaria da Educação, especialmente nas coordenações pedagógicas e Núcleos de Tecnologias Educacionais- NTE, sobre o uso da internet, de maneira responsável e segura, dentro e fora da escola. “Nossa intenção é sensibilizar os professores sobre esse tema tão desafiador, pois não é só incorporar a tecnologia na educação, mas incorporá-la com base nos direitos humanos”, afirmou Nejm.

Segundo Rodrigo, esse papel não é apenas do professor de informática. “A gente tem toda a condição de, como educador, pai e adulto responsável, ensinar nossas crianças e adolescentes questões ligadas à ética, à cidadania, ao cuidado e à responsabilidade no uso das tecnologias” completou.

A professora da Rede Estadual de Ensino, Guel  Pinna, participou da oficina e destacou que o uso da internet é muito comum, porém poucos se preocupam com a abrangência da sua utilização. “ A principal importância dessa oficina é alertar os perigos da internet, esse ambiente incrível e que traz um leque de possibilidades. Nem nós, professores, percebemos  a grandiosidade da internet e da insegurança que ela pode gerar. Não é proibir o uso, colocar filtro, mas realmente sensibilizar o aluno  para o uso consciente” completou a professora.

Dicas – Rodrigo aconselha pensar a internet como se fosse uma praça pública e, assim, ter cuidado com o que se publica. “Não divulgue endereço completo, número de celular, detalhes de sua vida. Tome cuidado com as fotos que posta. Uma vez publicado você não consegue voltar e apagar”, lembrou.

A Rede Anísio Teixeira está programando, para o segundo semestre deste ano, mais uma oficina, em parceria com a SaferNet, para os professores da Rede Estadual de Ensino.