Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Observatório de Educação Básica da UNEB debate práticas educacionais da Formação Continuada
Observatório de Educação Básica da UNEB debate práticas educacionais da Formação Continuada
Publicado em sex, 07/08/2020 - 19:22 por Ascom/Educação
Palavras-chave:
O Observatório de Educação Básica da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), promoveu nesta sexta-feira (7), uma live sobre as práticas educacionais em ambientes remotos, tendo como referência a Formação Continuada Territorial. A Formação Continuada é uma ação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), que tem como foco, ações formativas para gestores escolares, coordenadores Pedagógicos e Equipes técnicas das redes municipais e estadual.
“A formação no contexto de trabalho se insere nesse ambiente da reflexão, da reconstrução, do planejamento, da observação para se recriar e se reinventar nos caminhos em um regime de colaboração de todos”, explicou a diretora geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira. Toda a Formação foi pensada para acontecer de forma presencial e tem como premissa a interatividade entre os participantes. Por conta do isolamento social causado pela pandemia, as ações foram redesenhadas para um ambiente virtual.
Além de Cybele Amado, a transmissão contou com a participação dos formadores do Territórios de Identidade do Sertão do São Francisco - NTE 10, Nazarete Mariano, Mábio Dutra, Adriana Lucia Ramos e Alessandra Pacheco e do técnico, Evilomar Oliveira. No encontro eles abordaram sobre os desafios e dificuldades de uma formação continuada em ambiente remoto, a interação remota entre os pares, atividades online, reflexões, instrumentos, acompanhamento e visitas virtuais nas escolas e as expectativas dos possíveis resultados para educação.
Para formadora Alessandra Pacheco, a Formação Continuada é fundamental para ajudar a escola a desenvolver o que ela tem por premissas, seja para gestor, professor ou coordenador pedagógico. “A formação continuada chegou para ajudar e, principalmente, para oportunizar aos nossos estudantes a possibilidade de escolher ser o que quiser, além de ensinar, ajudar a desenvolver habilidades e competências e aprimorar os conhecimentos que o estudante já tem”, pontuou.
Segundo a educadora Nazarete Mariano, a atividade surgiu a partir de uma pesquisa desenvolvida no Observatório de Escrita, do Campus 3 da Uneb, em Juazeiro. A pesquisa teve como base dados coletados através de perguntas feitas aos pais, estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e gestores das escolas sobre a cultura escolar em domicílio no tempo de pandemia e as práticas de letramento. Através deste processo, e das experiências dos convidados em formação continuada, a UNEB, criou o quadro de lives voltado para educação básica, a coordenação do professor Cosme Batista.
Notícias Relacionadas
-
Governador Jerônimo Rodrigues investe mais de R$ 63 milhões em segurança, educação e infraestrutura em Paratinga
-
MEC publica Edital PNLD Literário Equidade
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)