Núcleos Territoriais de Educação e escolas realizam pré-jornada e mobilizam educadores em todo o interior do Estado

Como parte da vasta programação da pré-jornada pedagógica que está sendo realizada durante esta semana pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), os Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) e as escolas estão promovendo todas as tardes, de segunda a sexta-feira (1 a 5), encontros e planejamento virtuais. Os educadores da rede estadual em toda a Bahia estão sendo mobilizados e engajados em torno dos preparativos para a Jornada Pedagógica Paulo Freire, que acontecerá virtualmente de 8 a 12, e para o início do ensino remoto na rede estadual, no dia 15 de março.

A diretora do NTE de Jequié, Thaisa Farias, fala sobre a importância desta integração entre NTE e escolas. “Estamos otimistas de que o trabalho será exitoso. Iniciar o mês de março com um grande desafio, que é participar da construção de caminhos para a realização de um trabalho remoto, é muito gratificante. Estamos fazendo história. A sociedade reconhecerá o valor e a importância que a Educação faz na vida do cidadão e da sociedade”.

As diretoras Rodrenice Santana Borges, do Colégio Estadual Mestre Moa, no bairro da Vasco da Gama, e Maribel Costa Silva, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaías Alves (antigo ICEIA), no Barbalho, em Salvador, dizem que o diálogo nesta pré-jornada envolve as estratégias das equipes sobre a busca ativa dos estudantes. “Buscaremos todos os meios para uma comunicação mais rápida e eficaz com os pais de nossos alunos, a respeito do ensino remoto”, afirmou Rodrenice. “Estamos fazendo um levantamento para saber qual meio os estudantes poderão acompanhar o ensino remoto e marcamos reuniões de líderes e com os pais. Os pais estão muito motivados para nos ajudar. Nosso lema é nenhum a menos estudando”, afirmou.

Coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Carlos Souto, no município de Rio de Contas, Valnice David de Souza considera que as lives diárias realizadas pelas SEC durante a pré-jornada e o diálogo com a comunidade escolar estão sendo um suporte importante para os preparativos pedagógicos. “Além das lives, tenho participado, junto com a colega Cláudia Trindade, de reuniões com os professores para ouvi-los e mantê-los informados sobre tudo que se refere ao início do ano letivo remoto, buscando ter com eles uma escuta sensível. Também estamos mantendo contato permanente com os estudantes, incentivando-os, ouvindo suas necessidades e acionando um psicólogo e uma educadora física para trabalhar as questões que emergem no grupo que criamos no WhatsApp”.