Novo regimento do Forprof amplia a atuação e fortalece caráter democrático

Em reunião realizada nesta quinta-feira (12), no Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), os membros do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado da Bahia (Forprof-BA) aprovaram um novo regimento. O texto aprovado na plenária amplia a atuação do Fórum no que tange à formação não só para os docentes mas, também, para os demais profissionais da educação, como gestores escolares e coordenadores pedagógicos.

Segundo a diretora geral do IAT e vice-presidente do Forprof-BA, Cybele Amado, a proposta do novo regimento será encaminhada ao secretário da Educação do Estado da Bahia e presidente do fórum, Jerônimo Rodrigues, que fará a apreciação e posterior publicação do documento. “A construção deste novo regimento se deu de forma muito democrática, com a ampla representação das universidades, do Fórum Estadual de Educação, do Sindicato e dos Institutos Federais”, afirmou.

Para Olívia Maria dos Santos Mendes,  da APLB-Sindicato, a aprovação do novo regimento representa um marco democrático. “Hoje aprofundamos o caráter democrático do fórum em seu novo regimento e precisamos destacar isso porque vivemos numa conjuntura em que os mecanismos de controle social estão sendo extintos e, nós da Bahia, damos um exemplo de que nossa vocação e compromisso é com a democracia e não se faz educação de qualidade sem democracia”.

Seguindo a linha de Olívia, o pró-reitor de graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Penildon Silva Filho, destaca o caráter democrático do Forprof. “Hoje temos um fórum com a participação de todas as IES, dos sindicatos, dos conselhos municipais e de associações científicas e isso traz novos interlocutores para aprimorarmos a nossa política de formação no Estado da Bahia”, afirmou. Já a pró-reitora de Graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Rosana Lopes destaca a importância da reformulação do fórum para atuar junto a todos os profissionais da educação. “É um dos caminhos para que o Estado avance e fortaleça a aprendizagem e melhore os indicadores”.

“Esse estudo sobre o regimento foi um momento de reflexão sobre a natureza, os objetivos, a finalidade e como o fórum irá se organizar diante dos desafios que temos pela frente. O fórum tem um desafio grande e importante de organizar um grupo de instituições de movimentos, sindicatos e governo para pensar uma política que assegure uma formação inicial e continuada para os profissionais da educação básica. Pensar estrategicamente a formação, em coletivo, é imprescindível”, informou a vice-presidente do Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEE-BA), Alessandra Assis.