No Dia do Estudante Canal Futura exibe DOC sobre experiência pedagógica no Colégio Estadual de Seabra

No Dia do Estudante (11 de agosto), O Canal Futura exibe, a partir das 22h, o documentário "Prova Escrita".  Vencedor do 10º Doc Futura, o documentário nasceu do projeto "Quase Bilhetes", desenvolvido pela coordenadora Pedagógica do Colégio Estadual de Seabra, Janaína Barros. A educadora passou a observar as pichações, registros e escritas feitas pelos estudantes nas paredes, portas e mobiliários do colégio, que fica no Território da Chapada Diamantina - Núcleo Territorial de Educação - NTE03.
 
Com quase 1h de duração, a produção mostra como Janaína utilizou estas "mensagens" para conhecer e compreender os problemas que afligem os estudantes dentro de sala de aula e o que podem levá-los a abandonar os estudos. "Prova Escrita" também aborda as histórias de quatro estudantes do ensino médio que vivenciam, na prática, essas aflições.
 
Segundo Janaína, o projeto que deu origem ao documentário, surgiu da necessidade de criar demandas formativas, conhecer mais de perto os estudantes, de querer implementar condições de trabalho mais eficazes de combate à evasão e reprovação, além de encontrar soluções para as problemáticas que ocorrem nas escolas. “A escola precisa olhar para esses estudantes como únicos e se perguntar: como olhar o que os estudantes fazem, me ajuda a seguir melhor? A oferecer as condições que eles precisam para aprender e garantir este direito?”, pontou Janaína.  
 
"Prova Escrita" conta com a direção e roteiro de Luís Gustavo Ferraz e produção de Lucas Brito Cortez. “O que nos impressionou muito é a cena dela com o celular na mão. Uma ferramenta tão moderna e ao mesmo tempo tão banal hoje, e ela usando para fotografar essas escritas, que às vezes parecem banais mas que têm um significado muito forte, que são reveladoras. Não só sobre assuntos da escola, mas da sociedade”, contou Luís Gustavo. 
 
 
 
 
 
 
Prova Escrita
“Prova Escrita” foi vencedor do 10º prêmio Doc Futura, concorrendo com outros 12 finalistas. Em 10 anos, este é o primeiro Doc Futura totalmente voltado para temática da educação. O documentário se originou do projeto “Quase bilhetes”, desenvolvido por Janaína Barros, que tem com foco a escuta ativa e a observação dos problemas que causam a reprovação e a evasão escolar. As análises das escritas e as fotografias são as ferramentas utilizadas pela educadora como pistas do que afligem os estudantes dentro e fora da escola.

Notícias Relacionadas