Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Material didático elaborado por professores da rede estadual dinamizam aulas do EMITec
O material didático elaborado por professores da rede estadual de ensino tem feito a diferença no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes do projeto Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec). A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado e garante que estudantes, que moram em áreas remotas da Bahia, cursem o ensino médio. O EMITec utiliza uma rede de serviços de comunicação multimídia, que integra voz, dados e imagem. A partir de estúdios instalados no Instituto Anísio Teixeira (IAT), as aulas são transmitidas, em tempo real, via satélite, com aporte do material pedagógico, com professores em estúdios e mediadores nas salas de aula.
Estudante do EMITec, Felipe Ferreira da Silva Gomes, 16 anos, faz o 3º ano do ensino médio no distrito de Itaguaçu, em Irecê. Em 2012, o aluno foi o 2º colocado na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Felipe fala da importância do projeto para a aprendizagem. “O material é muito explicativo, a gente aprende mais e consegue expressar tudo o que aprendeu. A gente se envolve com a aula”, revela o estudante.
De acordo com a coordenadora do EMITec, Letícia Machado, o material de apoio constitui um auxílio importante para as aulas do projeto. “O conteúdo busca priorizar os pontos mais relevantes de cada temática, e inclui os slides utilizados pelos professores e uma lista de exercícios. Além de trazer mais conhecimento, esse material facilita o aprendizado do estudante e evita que ele se preocupe em copiar o conteúdo. Assim, ele volta a sua atenção para aula e ganha mais liberdade para fazer questionamentos”.
Os professores apostam na pluralidade para compor o material. “Nós realizamos pesquisas, mas o material é uma construção dos professores. Incluímos vídeos, charges, textos, entrevistas, listas de exercícios e de sites, além de dicas de fontes para complementar o conhecimento. Tudo fica disponível para os estudantes, em uma plataforma virtual, e, este ano, também, será distribuído impresso em módulos”, conta a professora de geografia, Élida de Barros.
Metodologia – Os conteúdos são veiculados por uma moderna plataforma de telecomunicações, com uso de soluções tecnológicas que incluem videoconferência e permitem a interatividade dos estudantes com os professores especializados. No estúdio, dois professores, de cada disciplina, ficam disponíveis para atendimento e, nas telessalas, os estudantes são acompanhados por mediadores, que motivam os alunos e fazem a intermediação para tirar dúvidas e esclarecer outros questionamentos.
Nas aulas, as dúvidas são recebidas via chat, ou por meio do uso da webcam e microfone. Após a exposição do conteúdo, o professor especialista apresenta uma atividade de produção para ser realizada pelo estudante, com foco no desenvolvimento do senso crítico, fomento à reflexão, além de discussões e socialização de experiências, com ênfase no trabalho coletivo, na ludicidade e na contextualização dos conteúdos.
Notícias Relacionadas
-
Seleção Interna de Educadores - Resultado da Análise Curricular
-
Juazeiro é contemplada com mais duas unidades de ensino da rede estadual
-
Escolas estaduais participam de avaliação do Sistema de Avaliação Baiano da Educação Básica
-
Estudantes desenvolvem sabonete cicatrizante para animais a partir de babosa, mel e açafrão
-
Estudantes da rede estadual já podem fazer renovação de matrícula para 2025
-
Estudantes de três colégios estaduais conquistam primeiras colocações em feira científica no Panamá
-
Estudantes da rede estadual participam de encontro de Ciências e Tecnologia no Panamá