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Mais 189 professores tutores participam de formação presencial sobre RPP
Mais uma turma de 189 professores tutores que atuam nas turmas de Regime de Progressão Parcial (RPP) das unidades escolares baianas participou, nos dias 29 e 30 de julho, no Instituto Anísio Teixeira, da formação continuada promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) para discutir temas relacionados ao Projeto Sucesso Escolar. Esta, que foi a terceira turma da formação em RPP, contou com educadores do NTE 05, NTE 08, NTE 20 e NTE 26.
Na oportunidade, os professores tutores dialogaram sobre estratégias para gestão, recuperação e recomposição das aprendizagens dos estudantes da rede pública estadual de ensino. Eles assistiram a apresentações sobre o RPP enquanto direito do estudante e sobre atribuições e experiências do professor tutor, tiveram acesso a práticas pedagógicas adotadas por outros países para lidar com a defasagem da aprendizagem e debateram sobre pontos principais das Portarias 190 e 195. Eles conhecerem também a Plataforma Plural e participaram de oficinas onde fizeram estudo de casos fictícios sobre os eixos Monitoramento, Busca Ativa, Engajamento e Avaliação e elaboraram um Plano de Trabalho.
“RPP para nós é lugar de recompor a aprendizagem. Quando a gente traz vocês aqui para uma formação, um diálogo, uma troca, é porque a gente compreende que esta é uma pauta estratégica, rudimentar, necessária e que, apesar dos pesares, a gente precisa cuidar dela”, afirmou a superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação, Rosilene Cavalcante.
A gestora agradeceu o compromisso, dedicação e entrega dos professores tutores e esclareceu que o RPP precisa acontecer este ano desta maneira, mas que ele não pode ser uma rotina, precisa ser de fato o que a lei pauta, uma excepcionalidade, uma condição. “A rotina nossa é o aluno aprender, ter uma avaliação contendo todas as possibilidades e dimensões e que ele aprenda o suficiente para que consiga avançar no percurso do seu tempo de três anos no ensino médio, ou então no fundamental.
“Foi maravilhoso, bastante esclarecedor. A equipe está de parabéns. Fez com que o curso fosse leve. Teve um momento de palestra, mas também teve muita prática. Tiramos bastante dúvidas. Vai nos fazer voltar para o nosso ambiente de trabalho com um novo olhar e passar para os nossos colegas e nossos alunos o que realmente é o RPP, quanta demanda tem e quanta responsabilidade temos que ter em relação a este projeto, que veio para ajudar estes alunos que estão precisando de apoio e para recompor a aprendizagem”, declarou a professora do Colégio da Polícia Militar de Itabuna (NTE 05), Karine Nô.
“Estou gostando muito. Foram dois dias de muito aprendizado e conhecimento. Espero levar tudo isso para os nossos alunos e contribuir de forma muito positiva para a formação de cada um deles”, contou o professor do Colégio Estadual Zuleide Freire de Abreu, em Jacaraci (NTE 20), Caio Matos Saraiva.
A formação
A formação, que possui formato híbrido, carga horária de 80 horas e é embasada na Pedagogia Histórico Crítica, como propõe o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), é dividida em 04 módulos nos quais serão trabalhados os temas ‘Direito à educação, acesso e permanência na educação básica’, ‘Avaliação para a aprendizagem, aprovação e reprovação - reflexões sobre o papel da escola’, ‘Acompanhamento das aprendizagens’ e ‘Indicadores educacionais’.
As atividades presenciais ocorrem em polos organizados por critérios de proximidade entre territórios e quantitativos de profissionais. Já as atividades on-line (64 horas) serão realizadas na Plataforma Colaborativus.
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