Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Mais 189 professores tutores participam de formação presencial sobre RPP
Mais 189 professores tutores participam de formação presencial sobre RPP
Mais uma turma de 189 professores tutores que atuam nas turmas de Regime de Progressão Parcial (RPP) das unidades escolares baianas participou, nos dias 29 e 30 de julho, no Instituto Anísio Teixeira, da formação continuada promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) para discutir temas relacionados ao Projeto Sucesso Escolar. Esta, que foi a terceira turma da formação em RPP, contou com educadores do NTE 05, NTE 08, NTE 20 e NTE 26.
Na oportunidade, os professores tutores dialogaram sobre estratégias para gestão, recuperação e recomposição das aprendizagens dos estudantes da rede pública estadual de ensino. Eles assistiram a apresentações sobre o RPP enquanto direito do estudante e sobre atribuições e experiências do professor tutor, tiveram acesso a práticas pedagógicas adotadas por outros países para lidar com a defasagem da aprendizagem e debateram sobre pontos principais das Portarias 190 e 195. Eles conhecerem também a Plataforma Plural e participaram de oficinas onde fizeram estudo de casos fictícios sobre os eixos Monitoramento, Busca Ativa, Engajamento e Avaliação e elaboraram um Plano de Trabalho.
“RPP para nós é lugar de recompor a aprendizagem. Quando a gente traz vocês aqui para uma formação, um diálogo, uma troca, é porque a gente compreende que esta é uma pauta estratégica, rudimentar, necessária e que, apesar dos pesares, a gente precisa cuidar dela”, afirmou a superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação, Rosilene Cavalcante.
A gestora agradeceu o compromisso, dedicação e entrega dos professores tutores e esclareceu que o RPP precisa acontecer este ano desta maneira, mas que ele não pode ser uma rotina, precisa ser de fato o que a lei pauta, uma excepcionalidade, uma condição. “A rotina nossa é o aluno aprender, ter uma avaliação contendo todas as possibilidades e dimensões e que ele aprenda o suficiente para que consiga avançar no percurso do seu tempo de três anos no ensino médio, ou então no fundamental.
“Foi maravilhoso, bastante esclarecedor. A equipe está de parabéns. Fez com que o curso fosse leve. Teve um momento de palestra, mas também teve muita prática. Tiramos bastante dúvidas. Vai nos fazer voltar para o nosso ambiente de trabalho com um novo olhar e passar para os nossos colegas e nossos alunos o que realmente é o RPP, quanta demanda tem e quanta responsabilidade temos que ter em relação a este projeto, que veio para ajudar estes alunos que estão precisando de apoio e para recompor a aprendizagem”, declarou a professora do Colégio da Polícia Militar de Itabuna (NTE 05), Karine Nô.
“Estou gostando muito. Foram dois dias de muito aprendizado e conhecimento. Espero levar tudo isso para os nossos alunos e contribuir de forma muito positiva para a formação de cada um deles”, contou o professor do Colégio Estadual Zuleide Freire de Abreu, em Jacaraci (NTE 20), Caio Matos Saraiva.
A formação
A formação, que possui formato híbrido, carga horária de 80 horas e é embasada na Pedagogia Histórico Crítica, como propõe o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), é dividida em 04 módulos nos quais serão trabalhados os temas ‘Direito à educação, acesso e permanência na educação básica’, ‘Avaliação para a aprendizagem, aprovação e reprovação - reflexões sobre o papel da escola’, ‘Acompanhamento das aprendizagens’ e ‘Indicadores educacionais’.
As atividades presenciais ocorrem em polos organizados por critérios de proximidade entre territórios e quantitativos de profissionais. Já as atividades on-line (64 horas) serão realizadas na Plataforma Colaborativus.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec