Livro Terror e Aventura: tráfico de africanos e cotidiano na Bahia é lançado no IAT

 

Foto: Roberta Rodrigues/IAT

“O Instituto Anísio Teixeira é uma referência em Educação no Brasil. Este é o momento de coroar, de discutir o trabalho, tendo a chance de falar com as pessoas sobre o processo escravocrata no país”, declara Goli Guerreiro, uma das autoras do livro “Terror e Aventura: tráfico de africanos e cotidiano na Bahia”, durante o lançamento da obra, realizado através da videoconferência África na Bahia, no dia 12 de julho de 2013, no Instituto Anísio Teixeira (IAT).

Com o objetivo de fortalecer a inclusão da ciência como elemento da cultura geral das pessoas, e fomentar a sustentabilidade ambiental e seu elo com a sociedade, o evento aconteceu em parceria entre a Biblioteca Anísio Teixeira e o Programa Ciência na Escola PCE).

A cerimônia de abertura foi marcada pela poesia Navio Negreiro, declamada pela professora Stael Machado. O encontro contou também com a participação da professora Marli Geraldo, que ministrou sobre tráfico negreiro e escravidão.

A coordenadora do Programa Ciência na Escola, Shirley Costa, vê a iniciativa como uma possibilidade de trabalho integrado com a prancha do livro: Bahia Brasil Espaço, ambiente e cultura, intitulada como a África na Bahia, que vem sendo desenvolvido pelo programa. “O lançamento do livro vem fortalecer o trabalho desenvolvido pelo programa Ciência na Escola, já que ele traz uma discussão sociocultural que corrobora com as ações que o PCE vem desenvolvendo”, declara Shirley.

O livro “Terror e Aventura: tráfico de africanos e cotidiano na Bahia" está sendo adotado pelas escolas públicas de todo o Estado.

Notícias Relacionadas