Livro do Ciência na Escola reúne produções e experiências na área da educação científica

 

Com o objetivo de fortalecer a educação científica na rede estadual de ensino, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), lançou nesta terça-feira (15/12), o livro “Práticas para compartilhar – Ciência na Escola”. A publicação, reúne sequências didáticas elaboradas por 60 professores coautores, a partir de projetos, experiências e resultados realizados e alcançados em sala de aula.

De acordo com a coordenadora do Ciência na Escola, Shirley Costa, o livro serve para inspirar e disseminar a educação científica em toda a rede estadual de ensino. “Esta coletânea reflete a história do programa, trazendo o resultado das ações aplicadas em sala de aula. Também estamos felizes por ver a nossa metodologia refletindo na melhoria do desempenho dos nossos estudantes”, explica Shirley, lembrando a parceria com a editora At!na para a produção do livro. “Estamos fazendo estas parcerias no âmbito do Educar para Transformar, sempre com foco na melhoria da educação”, completou.

O diretor geral do Instituto Anísio Teixeira, Nildon Pitombo, entregou um exemplar do livro para o presidente da Academia de Ciências da Bahia, professor Roberto Santos, a quem considera um grande incentivador da educação científica na Bahia. Para Nildon, o lançamento do livro é um momento de consolidação do programa. “O efeito em crianças que participam de ações como as do Ciência na Escola é significativo. É importante que a gente possa formar estudantes pesquisadores, que possam contribuir com nossa sociedade”, afirmou.

Contente como lançamento da publicação, o professor Marcos Dias, do Colégio Estadual Rolando Laranjeira Barbosa, de Santa Maria da Vitória, pontuou que a metodologia do Ciência na Escola estimula nos estudantes o senso investigativo. “Eles reagem de forma muito positiva. Os resultados são sempre positivos, com projetos de qualidade e melhoria no desempenho em sala de aula”, afirmou o professor que se sente motiva em ser um dos coautores do livro Práticas para compartilhar. “Essa coletânea é motivadora. Nós professores precisamos sempre produzir e criar algo como este material, que serve de apoio para nossos colegas, mostrando como integrar a teoria e prática, é muito bom”, celebrou.

 

Fotos: Roberta Rodrigues / Iat

 

Educação com Energia – Além do livro Práticas para compartilhar, também foi lançado o livro Educação com Energia, que reúne experiências e projetos na área de sustentabilidade e eficiência energética de professores e estudantes de três estados: Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. Na Bahia, o programa do grupo NeoEnergia responsável pela publicação, formou 304 educadores.

Maria José Alves Dias, professora do Colégio Estadual Antônio Geraldo, em Barreiras, destaca a diferença que projetos como o Ciência na Escola e o Educação com Energia fazem na rede estadual. “São projetos que impulsionam e valorizam a experiência dos estudantes. Quando a gente parte para um projeto desses, é que tomamos o real conhecimento do talento que nossos alunos têm. Estamos formando cientistas”, afirmou a professora.

 

 

Notícias Relacionadas