Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Live promovida pela Cátedra USP aborda políticas públicas de Educação e os desafios impostos pela pandemia
Live promovida pela Cátedra USP aborda políticas públicas de Educação e os desafios impostos pela pandemia
Publicado em sab, 26/09/2020 - 14:14 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância da parceria para fortalecer a educação brasileira. “Esta é uma agenda muito cara para a gente e que fica muito clara a necessidade de um grande mutirão em torno do fortalecimento da educação no país e acho que este movimento da Cátedra traz uma segurança no sentido de dizer que nós temos parcerias. Temos que ter um fio condutor que garanta que a política educacional seja de Estado e não de governo, portanto que continue após a passagem de nós, gestores. Espero que este compartilhar com a Cátedra possa nos ajudar a fortalecer essa compreensão de uma educação permanente no Estado brasileiro”.
Titular da Cátedra Sérgio Ferreira, do Polo de Ribeirão Preto do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP), que sedia a Cátedra da USP, e ex-reitor da Universidade Federal do Estado de Pernambuco (UFPE), Mozart Neves Ramos abordou o cenário e apontou algumas soluções e os desafios atuais impostos na área da Educação, entre os quais o fortalecimento da relação entre a Educação Básica e o Ensino Superior. “A gente tem que começar a criar uma agenda orgânica entre a Educação Básica e o Ensino Superior. Se não enfrentarmos esse hiato entre os dois níveis de ensino, acredito que o Brasil não vai avançar, pelos menos em vários aspectos das políticas públicas, entre elas a questão da aprendizagem escolar, que, juntamente com a redução da desigualdade educacional, é, na minha opinião, o grande desafio deste país no campo da Educação Básica”.
O palestrante também pontuou os pilares do novo Ensino Médio e a questão do acesso escolar. “O Ensino Médio tem um papel importante para o acesso à universidade e eu aposto muito no novo Ensino Médio, mas ele tem uma complexidade e alguns desafios postos. Mas os pilares que o compõem, que são flexibilização/diversidade, articulação com o mundo do trabalho, Educação Integral e Educação em Tempo Integral, são particularmente, no meu entendimento, centrais para o enfrentamento dessa questão. O jovem quer uma escola que caiba na vida e ele precisa ter essa escola para dar sentido à sua vida. Entendo que esse novo Ensino Médio vai possibilitar o diálogo mais direto com o projeto de vida do jovem do século XXI".
O presidente da UNDIME, Luiz Miguel Martins Garcia, falou da necessidade de construir uma agenda orgânica entre a Educação Básica e a Educação Superior. “Esta é uma questão central para a aprendizagem dos alunos. E para que a gente possa potencializar este processo, temos que promover esta simbiose e aprender uns com os outros. Entendo que a rede de Educação Básica precisa aprender com a academia a pesquisar o cotidiano na perspectiva de gerar cidadãos críticos. O Ensino Superior, por sua vez, precisa aprender com o professor que está na sala de aula da Educação Básica o desafio de ensinar e aprender nos diferentes contextos da nossa diversidade. O regime de colaboração também é outro ponto importante dessa construção conjunta, seja da Educação Básica com o Ensino Superior, seja entres os entes federados. Não dá para pensar em um esforço de educação que seja fragmentado”.
Três aspectos relacionados ao momento atual foram destacados pelo presidente da ANPAE, Romualdo Luiz Portela de Oliveira: ampliação da desigualdade de acesso e, consequentemente, aumento da evasão escolar; perda de recursos para a Educação; e o crescimento do trabalho remoto no pós-pandemia. “A desigualdade do acesso já ficou evidente, vamos ter problema de evasão e isto tem um viés regressivo muito grande. Com a crise econômica que vem junto a este momento, vamos ter perda de recursos para a Educação e precisamos discutir o que vamos fazer. O trabalho remoto, por sua vez, vai se incorporar ao trabalho presencial. Essas três questões são desafios que teremos dentro de um cenário muito complexo que vamos ter daqui para a frente”.
O evento, aberto pelo diretor do IEA-USP, Guilherme Ary Plonski, e pela representante do Itaú Social, Angela Dannemann, contou com a participação de diversos professores doutores, entre os quais Naomar Almeida Filho (UFBA/Cátedra/USP).
Sobre a Cátedra da USP – Criada em 2019, a Cátedra de Educação Básica da USP é uma parceria do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) com a Fundação Itaú para Educação e Cultura. A Cátedra oferece seminários e cursos gratuitos, com atestados de participação, para professores, estudantes e interessados no tema. Os vídeos das atividades realizadas estão disponíveis no site https://www.catedraeducacaousp.org/ e no canal do Youtube da Cátedra.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira