Live do Bolsa Presença debate papel da família no processo educacional dos estudantes

Palavras-chave:
Em live realizada na tarde desta quinta-feira (19), estudantes e famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Presença dialogaram sobre a importância da família no processo de aprendizagem dos alunos. A atividade foi transmitida pelo canal do IAT no Youtube.
 
A ação formativa, que foi realizada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira, trouxe para debate o papel da família no desempenho escolar dos estudantes e como ela pode fazer a diferença no processo educacional destes jovens.
 
“Para nós é uma alegria participar desta live. A parceria entre a escola e a família é crucial para a formação dos estudantes. Não existe fórmula para garantir o bom desempenho dos nossos jovens no processo de aprendizagem, mas se estivermos juntos e empenhados, a gente consegue avançar”, destacou a coordenadora de formação do IAT, Simone Alves.
 
Na oportunidade, o professor e analista de sistemas, Carlos Alex Peixoto da Fonseca, que foi convidado para falar sobre o tema ‘A importância da família no processo de aprendizagem’ discorreu sobre a importância e necessidade de fortalecer a união entre a escola, a família e os educadores para melhorar o desempenho dos estudantes.
 
“As famílias são tão responsáveis pela educação dos nossos alunos quanto a escola. E elas precisam entender isso, entender qual o papel delas neste processo. Não é só a escola que tem o dever de educar. Estamos aqui para lutar pelos seus filhos porque acreditamos na educação, mas para isso precisamos do apoio de vocês. Quando a família é mais presente, o estudante se sente mais amado, acolhido e protegido e isso reflete, de forma positiva, no seu desempenho na escola. Sonhar é muito bom. Mas poder sonhar com um futuro melhor e ter a oportunidade de transformar a sua vida e a da sua família fará do nosso estudante um ser humano melhor”, afirmou Alex Fonseca.
 
A live foi a terceira de uma série de quatro que está sendo promovida pela Secretaria envolvendo as temáticas ‘Cidadania e Participação’, ‘Comunicação e Tecnologia’, ‘Empreendedorismo, Economia Criativa e Projetos Artísticos e Culturais’ e ‘Fluência em Leitura, Escrita e Oralidade’. Ela integra um conjunto de ações que incluem ainda a criação de um canal em aplicativo de mensagem instantânea com o objetivo exclusivo de envio de informações, conteúdos e dicas de como construir o projeto de vida e a produção e a curadoria de recursos educacionais (vídeos, podcast, jogos, tutoriais) com foco nos estudantes, que serão disponibilizados continuamente na Plataforma Anísio Teixeira (PAT).
 
Bolsa Presença -  Foi criado pela Lei nº 14.310, de 24 de março de 2021, com a retomada das atividades letivas na rede estadual de ensino, após período de isolamento social imposto pela pandemia do Coronavírus. Em 16 de dezembro de 2021, com a Lei nº 14.396, que alterou a Lei nº 14.310/21, o programa passou a ser permanente e reconhecido como uma política de Estado. O Bolsa Presença visa garantir a permanência dos estudantes na escola e reduzir os índices de evasão e abandono escolar.
 
 

Notícias Relacionadas