Live discute os desafios da educação para surdos na pandemia

Pensando nos novos desafios causados devido ao período de isolamento social e na acessibilidade para estudantes com deficiência auditiva, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), promove nesta quinta-feira (18), às 17h, no canal Instituto Anísio Teixeira no Youtube , a live com o tema “Educação para Surdos na pandemia”. A transmissão terá interpretação para libras.

Assuntos como o direito da pessoa surda à educação, as dificuldades encontradas na educação de surdos em tempos de pandemia e o papel do professor regente de classe e do intérprete de libras na educação de surdos serão debatidos pela professora e intérprete de libras, Alessandra Calixto. “Será um bate-papo que além de falar sobre o assunto, darei sugestões de alguns livros importantes na área de Educação de surdos”.

Mudando a temática, ocorreu nesta terça-feira (16), sob o comando do professor Roberto Andrade, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista (CJCC), a live sobre robótica sustentável. Durante a transmissão o professor criou robôs com materiais sustentáveis e mostrou as interfaces de desenvolvimento do Arduíno. Também foi apresentado o site chamado “Tinkercad” onde se pode fazer virtualmente tudo que foi criado na prática com os materiais.  “Na Robótica sustentável você ressignifica as coisas. Você pega um objeto que parece não ter mais nenhuma utilidade e faz ele movimentar. Os estudantes gostam disso, de pegar uma garrafa e transformar em um robô, por exemplo. Podemos também trabalhar matemática, biologia, física e outras ciências fazendo algo que parece ser tão simples”, explicou Roberto.

A robótica sustentável permite o desenvolvimento de importantes competências pedagógicas, sendo uma metodologia de ensino tecnológico que junta quatro pilares educacionais: Maker, STEAM, Robótica Educacional e Sustentabilidade.
As transmissões fazem parte de uma série desenvolvida pela SEC junto com o IAT, que tem o propósito de oferecer recursos que contribuam na construção de conteúdos educacionais no período de isolamento social. Já foram abordados temas como aplicativos e programas – novas tecnologias na educação, fotografia como linguagem nos processos de ensino aprendizagem, Ciência de Dados na Educação Pública, Linguagem Radiofônica, Aprendizagem Criativa, Sonho e Descobertas Científicas, Cultura Maker, entre outros. Todas as transmissões estão disponíveis no canal do IAT no Youtube.