Leitura e escrita é tema de videoconferência do Gestar

 

 

Apresentar e preparar os professores para Olimpíada de Língua Portuguesa. É esse o objetivo da videoconferência “Olimpíada de Língua Portuguesa: leitura e produção textual”, realizada pelo Gestar na Escola, nesta quarta-feira (30/03), no Instituto Anísio Teixeira (IAT). O encontro subsidiar os professores da educação básica para atuar no reforço do ensino e da aprendizagem de língua portuguesa e matemática em sala de aula, além de preparar o estudante para a Olimpíada de Língua Portuguesa. Outras três videoconferências serão realizadas este ano.

A pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Maria Cristina Zelmanovits, salientou alguns aspectos de natureza informativa sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa.  “Hoje, vamos estimular o desejo dos professores de língua portuguesa a se inscreverem na olimpíada, a partir de uma compreensão do que é o evento, a que se propõe e quais os seus objetivos. Vamos falar um pouco dos ganhos dos alunos, dos professores e da comunidade, fomentar o interesse para a inscrição e, também, conhecer um pouco alguns dos recursos formativos que a olimpíada oferece para os educadores”, declarou Maria Cristina.

 

Fotos: Liviane Barbosa/Iat

A professora de língua portuguesa Suara Moreira Reis se sentiu estimulada para participar da olimpíada. “Estou amando, principalmente porque a palestrante está abordando essa questão da leitura e da escrita, além de estar cativando a nossa participação no evento”, concluiu.

“O nosso desejo é proclamar a todos para dizer que esse é o ano dos nossos alunos se mostrarem ao mundo, no sentido de considerarmos que escrever é dividir-se. Os nossos alunos estarão se dividindo e entregando-se ao mundo textual”, explicou a mestre e doutora em educação, Lícia Maria Freire Beltrão.

“A importância desses ciclos de videoconferência temáticas é reforçar diretamente o processo de produção textual, para preparar os nossos alunos e professores para a olimpíada de língua portuguesa”,  explicou Admari Cajado.

Olimpíada de Língua Portuguesa – A Olimpíada de Língua portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o País, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas, até o dia 30 de abril, no site www.escrevendoofuturo.org.br/concurso.

 

Notícias Relacionadas