Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Jornada Pedagógica reforça planejamento coletivo para o fortalecimento pedagógico nas escolas
Jornada Pedagógica reforça planejamento coletivo para o fortalecimento pedagógico nas escolas
Publicado em qua, 07/02/2018 - 15:41 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Fotos: Claudionor Jr
O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, que participou da jornada, ressalta que o envolvimento dos professores, coordenadores pedagógicos, dos gestores, técnicos e até das famílias na Jornada Pedagógica em todas as escolas da rede estadual reflete o novo momento da Educação na Bahia. “Estamos fortalecendo o eixo pedagógico das escolas e ofertando novos cursos, inclusive de curta duração, além de um novo perfil de oferta da Educação Profissional e Tecnológica, com o tempo reduzido de quatro para três anos. São ações para dinamizar o ensino e tornar mais atrativo o aprendizado dos estudantes, inclusive potencializando os projetos inovadores de iniciação científica, o ensino das artes com o teatro, música, audiovisual, artes visuais e o empreendedorismo”, afirmou, ao destacar que “esta mobilização da Jornada Pedagógica fortalece o projeto educacional de cada unidade escolar e prepara o ano letivo, considerando, também, o que foi realizado em 2017, sendo que teremos a segunda etapa da Jornada Pedagógica no meio do ano, prática que implantamos no ano passado”, destaca Pinheiro.
Engajamento - Os educadores também fazem uma avaliação da Jornada Pedagógica. O diretor Ramilton Cordeiro, do Colégio Estadual Raphael Serravalle, em Salvador, destaca a participação integral dos professores da unidade. “Tivemos a presença de praticamente todos os nossos educadores e isto dinamizou as discussões que traçamos para a construção de um modelo pedagógico mais leve e mais produtivo. Foi unânime a opinião de que esta foi a jornada mais interessante e participativa de todos os tempos. Tivemos apresentações culturais dos nossos alunos. Foi um sucesso. Estamos prontos para dar início ao novo ano letivo”.
O professor de Língua Francesa da mesma unidade escolar, Lázaro de Melo, ressalta a importância da atualização do Plano Político Pedagógico (PPP) do Serravalle: “É muito importante programarmos o ano letivo, o que vai ser feito durante o percurso. Tivemos discussões importantes em relação ao eixo norteador do nosso colégio, que se refere à uma educação inclusiva com foco na aprendizagem para o fortalecimento social”.
No Colégio Estadual Severino Vieira, também na capital baiana, o clima nos três dias de jornada foi de total participação dos educadores. “Tivemos uma presença maciça dos professores e coordenadores pedagógicos, e isto significa que estavam todos muito comprometidos com a jornada. Também avaliamos os projetos que deram certo em 2017, como o TransformaÊ, da Secretaria da Educação. Outro ponto importante foi a discussão sobre a importância da presença da família na escola para um melhor rendimento do aluno, que é o carro-chefe do nosso trabalho”.
A professora Cristina Menezes, do Colégio Estadual Presidente Médici, em Itabuna, também avalia a jornada. “Foi muito positiva, pois acolheu os vários seguimentos que participam da escola, o que permitiu uma discussão coletiva com vista no planejamento e definição de ações que vão contribuir para um melhor aprendizado dos estudantes”. O diretor do NTE 26 (Salvador), Luiz Henrique Peixoto, que participou das discussões em algumas unidades, como o Colégio Estadual da Bahia (Central) e o Severino Vieira, faz um balanço: “As discussões travadas sobre a contextualização territorial da aprendizagem foram as mais importantes. Destaque também para o diálogo sobre a qualidade da educação no século 21, a partir da inclusão e do respeito à diversidade. Outro debate importante foi sobre medidas para potencializar ainda mais os projetos estruturantes da Secretaria, a exemplo do FACE (Festival Anual da Canção Estudantil), TAL (Tempo de Arte Literária) e AVE (Artes Visuais Estudantis)”.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira