IV Seminário de EAD na Educação Corporativa

Palavras-chave:

 

Fotos: Liviane Barbosa/IAT

Estudar a distância possui vários desafios e benefícios e está ligada diretamente a internet, desta forma, a Educação a Distância (EAD), tem sido apontada como uma das várias soluções para as carências educacionais. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira (IAT), promove o IV Seminário de EAD na Educação Corporativa com o tema: As Multi Dimensões da EAD: Conectando Pessoas em Grandes Eventos, realizada nesta sexta-feira, 23 de maio, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM).

 

O encontro foi realizado em parceria entre a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB), com a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (SEFAZ) a Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (SEPLAN), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e o Instituto Anísio Teixeira (IAT), buscando promover a atualização permanente, além de conjugar esforços no processo de formação de redes de aprendizagem e intercâmbio de práticas.

A abertura do evento contou com a Palestra: “O Marco Civil da Internet”, ministrado pelo Professor e Diretor do Instituto de Humanidades, Arte e Ciências (IHAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Messias Guimarães, que explicou sobre a importância da educação à distância para formação de pessoas, e relatou à aprovação da lei 12.965 no Brasil, que estabelece os parâmetros do uso da internet, a lei constitui princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no país.

“Este seminário é uma oportunidade de promover discussões sobre a educação mediada por computadores, e essas novas possibilidades oferecidas pelas Tecnologias da Informação e da comunicação (TICS), para o mundo da educação”. Explicou o Professor Messias Guimarães.

 “O EAD ainda é um assunto muito estigmatizado, este tipo de conhecimento ainda está muito fechado entre as pessoas, existe uma valorização na questão do professor em sala de aula, todavia, isso tende a se diluir com o tempo”. Relatou o participante Eduardo Garrido, aluno da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Segundo O Coordenador do Núcleo de Inovação dos Ambientes Virtuais de Aprendizagens (NIAVA) do IAT, José Renato Gomes, Os Ambientes Virtuais de Trabalhos são comunidades. “Este trabalho é voltado para o planejamento pedagógico, é desenvolvidos por profissionais que se unem em torno de um mesmo objetivo que é criar documentos padronizados. Os AVTS têm sido procurados também setores governamentais e privados, que desejam conhecer as experiências e saber como concebemos estes ambientes, para que também possam utilizar”, disse o Coordenador.

Marco Civil da Internet Lei 12965- A Lei estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil, ou seja, haverá uma regulação do ambiente virtual, por meio da qual, empresas e pessoas físicas poderão se assegurar sobre os conteúdos colocados na internet.

 

Notícias Relacionadas