Instituto Anísio Teixeira promove Aula Magna para CATE 2 com cerca de 1.900 professores

Fotos: Ascom IAT
Foi realizada nesta quinta-feira (30/11), a aula inaugural do Curso e Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais - CATE 2, uma parceria entre o Instituto Anísio Teixeira (IAT) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O evento aconteceu na sede do órgão, em Salvador, das 9h20 às 12h30, e tem como objetivo aprimorar a formação dos professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual, buscando fortalecer a qualidade da educação básica no Estado da Bahia.

A Aula Magna foi proferida pela professora Jacqueline Leal, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Rede Pública Estadual de Educação Básica. Durante a conferência ela trouxe a temática da Educação e Tecnologias e tratou da prática pedagógica, do fazer do professor em sala de aula e das tecnologias da Informação e Comunicação na educação. Sua fala também abordou temas da chamada cibercultura, tais como a cultura tecnomeritocrática, a cultura hacker, a cultura comunitária virtual e a cultura empresarial. A professora Jacqueline contemplou na sua fala ainda conceitos que se preocupam com uma postura crítica diante das tecnologias como  perda ou exploração da privacidade, cibercrimes, pós verdades e fake news.

Coordenador de Educação à Distância do Instituto Anísio Teixeira, o professor José Renato Gomes de Oliveira explicou a importância do curso, que vai contemplar cerca de 1.900 professores e coordenadores. "Na educação a distância ocorre uma oportuna quebra de paradigmas em que o papel do aluno e do professor deve ser ressignificados e novos hábitos devem ser adquiridos, como a autonomia, afiliação tecnológica e motivação, para que ocorra o ensino e a aprendizagem significativos", destacou.

Autoridades prestigiaram

O evento contou com as presenças de autoridades como Desiderio Bispo de Melo (Diretor Geral do Instituto Anísio Teixeira), Professor Jader Albuquerque (Diretor da Universidade Acadêmica de Educação à Distância da UNEB, em substituição ao Reitor José Bites de Carvalho), Emanuel Rosário (Professor da UNEB, em substituição ao Pró-Reitor de Administração Marcelo Ávila), Deraldo Moraes (Tenente Cel da Policia Militar da BA), além de Marilene Bretas (vice-coordenadora da APLB) e Danilo Baqueiro (Diretor de Formação do IAT).

De forma objetiva o diretor do IAT saudou os presentes e agradeceu a celebração do convênio à direção da UNEB, aos secretários Manoel Vitório e Valter Pinheiro e desejou boa sorte aos professores e coordenadores que se inscreveram para o curso. “Quero agradecer aos que colaboraram para que esse curso acontecesse, aos organizadores desse evento, e desejar boa sorte aos nossos professores, que terão a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos, possibilitando melhoria nos seus salários”, pontuou.

O Professor Jader Albuquerque destacou as parcerias que a UNEB vem fazendo no Estado e se mostrou muito contente com a que foi celebrada com o Instituto Anísio Teixeira. O tenente Cel Deraldo Moraes também destacou a parceria da Policia Militar com o órgão vinculado à Secretaria de Educação, citando o curso de Capacitação realizado neste semestre. Já Marilene Bretas, da APLB, criticou o atraso do CATE 2, mas destacou vantagens e conquistas que a classe terá com o curso.

O professor da UNEB, Emanuel Rosário, que apresentou o curso, explicou que “o CATE 2 será realizado na modalidade de Educação à Distância, com uso de uma estrutura tecnológica e metodológica que possibilitará aos participantes acessá-lo por meio de um ambiente virtual de aprendizagem”. Ele também respondeu perguntas vindas do público que ajudaram a tirar dúvidas, inclusive dando garantias sobre o sucesso do projeto.

O evento foi prestigiado também pelo secretário de Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, que reconheceu a sua importância e desejou boa sorte aos professores. “Eu fiz um esforço para estar aqui e quero aproveitar para parabenizar o IAT e desejar boa sorte e todos”, destacou Pinheiro, que precisou sair mais cedo do evento.

Mais informações do curso

Esta é a segunda edição do Curso de Aperfeiçoamento, celebrado através da Portaria Nº 325, de 18 de janeiro de 2017, cujo objetivo é aprimorar a formação dos professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual, buscando fortalecer a qualidade da educação básica no Estado da Bahia. O curso, com direito a monitor, terá dois módulos, exigirá nota 7 (sete) e 75% de frequência obrigatória por parte dos professores inscritos. Começa nesta sexta-feira (01/12) e tem previsão de encerramento em setembro de 2018.