Instituto Anísio Teixeira inicia 40º ano de atividades

O clima é de festa no Instituto Anísio Teixeira (IAT) nesta quarta-feira (01). O Instituto reconhecido nacionalmente como referência em formação dos profissionais da educação, o Instituto Anísio Teixeira (IAT), completa 39 anos e inicia o 40º ano de atividades. O órgão em regime especial de administração direta da Secretaria Estadual da Educação da Bahia (SEC), fundado em 1983 e que leva o nome do educador Anísio Teixeira, é também conhecido como a casa dos educadores e se destaca pela inovação e tecnologia, atuando na formação de educadores dos 417 municípios do Estado da Bahia.

Ao longo de sua existência, o IAT tem desenvolvido um conjunto de ações que viabilizam e disseminam pesquisas, experimentos e inovações pedagógicas na escola, com foco na aprendizagem do aluno. Para a diretora geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira, este ano que inicia traz novos desafios para o IAT, dentre eles, a continuidade destas ações para que a educação avance em conhecimento e resultados. “Nosso desejo é que o IAT, com base na experiência atual construa, nos próximos anos, ao lado das redes municipais e do estado, centros territoriais de formação continuada. A construção destes centros territoriais permanente de formação, alicerçará o sonho inicial da criação do Instituto Anísio Teixeira e do seu idealizador, Edivaldo Boaventura.”, contou.

“Nossa perspectiva é que essa casa de formação passe a ter uma dinâmica ainda maior com os territórios, com a presença, mas também de forma híbrida com uso de tecnologia, com momentos assíncronos e momentos dedicados a territórios virtuais”, respondeu o diretor de Inovação e Tecnologia do IAT, Iuri Rubim, sobre a expectativa para os próximos 40 anos. Sobre outros aspectos a serem pensados para a continuidade do trabalho do IAT, o diretor destacou que será necessário pensar em qual formação os educadores precisarão frente aos avanços, com estímulo ainda maior para a aprendizagem entre pares e criação de comunidades.

A diretora pedagógica do IAT, Diana Mello, em relação à Formação Continuada, que é uma das principais ações formativas do IAT,  afirmou que o tempo todo somos desafiados a pensar formas diversas para lidar com os processos educacionais e que a formação é um dos essenciais para mudanças e transformação. “Que os próximos 40 anos deste Instituto que leva o nome de Anísio Teixeira, se converta em anos de profundo espaço de conhecimento, construção de saberes, de trocas de experiências. Que possamos semear em cada territórios, centros territoriais de formação e que independente de redes de ensino, nós possamos estar juntos, pensando e fazendo educação pública da melhor qualidade”, comemorou a diretora pedagógica do IAT, Diana Mello.