Instituto Anísio Teixeira é referência para o Piauí

Palavras-chave:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Representantes da Secretaria de Estado de Educação do Piauí visitaram, nesta terça-feira (08/03), as instalações e conheceram os projetos e linhas de ação para formação de professores do Instituto Anísio Teixeira (IAT). O instituto baiano serviu de referência para o aperfeiçoamento do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica - instituto de Educação Antonino Freire, que funciona em Teresina, capital piauiense.

“Estamos encantados com tudo o que nós vimos aqui. Vamos sair daqui encorajados e com muitas experiências positivas na bagagem. Quem sabe não chegaremos a ser um IAT em alguns anos?”, brinca Gildete Milu, diretora do Instituto Antonino Freire. Para Sebastião Ferreira, diretor de formação do centro piauiense, as práticas baianas devem servir de exemplo. “Foi muito bom conhecer pessoas preocupadas com a formação de professores, e a gente sabe que é um desafio muito grande, fazer uma educação de qualidade. O que é bom, a gente reproduz, replica e vamos fazer isso com as experiências exitosas que vimos aqui, adaptando-as à realidade do nosso Estado”, afirma o diretor.

Além das experiências de gestão e formação e dos projetos Ciência na Escola, Gestar e Rede Anísio Teixeira, os diretores do Antonino Freire visitaram, também, o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), que funciona no IAT. “É realmente uma oferta inovadora e inspiradora. Usar a tecnologia a favor da educação é, com certeza, o caminho correto”, comentou Sebastião Ferreira, durante a visita aos estúdios do Emitec.

 

De acordo com Nildon Pitombo, diretor geral do IAT, a visita da equipe do Piauí qualifica o trabalho pedagógico e a gestão do Instituto Anísio Teixeira. “É um motivo de orgulho, saber que servimos de modelo para que outro estado implante o seu centro de formação. Nos comprometemos em contribuir no que for possível para a montagem deste equipamento. É uma perspectiva nacional, de melhorar a qualidade do ensino no País, por meio da formação de professores”, comemora o diretor.

 

Notícias Relacionadas