Inscrições para mestrado começam dia 20

Estão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Científica e Formação de Professores - PPG-ECFP, nível de mestrado acadêmico, com área de concentração em “Ensino de Ciências e Matemática” da UESB. As inscrições ocorrem entre os dias 20 e 24 de agosto de 2012.

O Programa, aprovado na Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES em novembro de 2010, oferece o curso de Mestrado Acadêmico. Ele está vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano - UESB/Jequié-BA, e foi criado com a finalidade de desenvolver pesquisas no campo do Ensino de Ciências e Matemática, promovendo a qualificação do educador/pesquisador nas áreas de ensino de Biologia, Física, Química e Matemática, e concomitantemente, gerando conhecimentos que contribuam para o aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem na referida área, considerando todos os níveis de escolaridade no plano da educação formal e, também, em outras instâncias no plano da educação não-formal.

É destinado a candidatos graduados, Licenciatura e/ou Bacharelado, em Ciências, Biologia, Física, Química, Matemática e Pedagogia, além de professores em exercício de docência nas respectivas áreas. Para o ingresso no programa, é essencial que os alunos tenham interesse em desenvolver projetos de pesquisa na área de Ensino de Ciências e Matemática (Área de Concentração).

As inscrições para o processo seletivo deverão ser efetivadas exclusivamente pela internet, no período de 20 a 24 de agosto de 2012. Serão oferecidas até 22 vagas. Os candidatos deverão enviar para o endereço eletrônico ecfp@uesb.edu.br uma mensagem de acordo com as seguintes instruções:

1. Assunto: “Inscrição Seleção Mestrado”
2. Corpo da Mensagem: nome completo do candidato
3. Exclusivamente arquivos em PDF anexados com a seguinte documentação:
a) Ficha de Inscrição devidamente preenchida (obter cópia no portal do Programa);
b) Currículo Lattes;
c) Cópia do Histórico de Graduação;
d) Anteprojeto vinculado a uma das 02 (duas) linhas de pesquisa do Programa:
Linha 1: Formação de Professores;
Linha 2: Currículo e processos de ensino-aprendizagem.

EDITAL

O PPG-ECFP está estruturado de maneira a contemplar um perfil de formação para o educador/pesquisador caracterizado pela observância de três compromissos essenciais: i) a excelência e o rigor acadêmico e científico; ii) o desenvolvimento de um pensamento crítico direcionado para os desafios existentes na área educacional; iii) uma compreensão ampliada da problemática educacional brasileira, e em específico, da Educação Científica, que contemple tanto o sistema formal de ensino, e especialmente, a escola pública, quanto os processos formativos desenvolvidos em ambientes educacionais não escolarizados (museus, parques, zoológicos, mídia etc.).

Outras informações poderão ser obtidas junto ao Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico) em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), Departamento de Ciêncais Biológicas, Campus Universitário de Jequié-Ba., ou através dos contatos:

- Fone: (73) 3528-9600 – Ramal: 9647
- E-mail: ecfp@uesb.edu.br