Iniciativa Educadores do Brasil inscreve até 28 de setembro

O Colégio Estadual Félix Mendonça foi um dos vencedores do prêmio

O prazo para inscrições da Iniciativa Educadores do Brasil segue até o dia 28 de setembro para todas as categorias. A decisão visa ampliar a oportunidade de inclusão de professores e diretores, que por inúmeras circunstâncias regionais como por exemplo greves de algumas redes estaduais e municipais, não conseguiram se inscrever e/ou completar os formulários de participação até a data inicialmente estabelecida.

Professores de escolas públicas ainda podem fazer a inscrição para o prêmio Professores do Brasil nas categorias creche; pré-escola; alfabetização; ensino fundamental - anos iniciais; ensino fundamental - anos finais e ensino médio.

"A premiação é uma oportunidade para socializar as experiências pedagógicas e de gestão", Isabel Garcez, coordenadora do prêmio na Bahia

A coordenadora do prêmio na Bahia, Isabel Garcez, afirma que “a premiação é uma oportunidade para socializar as experiências pedagógicas e de gestão, evidenciando as qualidades e resultados positivos da atuação do educador”. Segundo ela, o momento é oportuno, pois a educação é prioridade do Governo. “O governador da Bahia, Rui Costa, lançou o programa Educar para Transformar para melhorar a educação na Bahia, por meio de uma rede de parcerias entre o Estado, municípios, estudantes, educadores, famílias e as escolas”, explica, convocando os professores e diretores a compartilharem as boas práticas.

As inscrições para os prêmios devem ser feitas na página da Iniciativa Educadores do Brasil na internet.

Para o Prêmio Gestão Escolar
PGE, as inscrições também estão abertas para instituições do ensino regular de educação básica das redes públicas estaduais e municipais, representadas por diretores, que realizem o processo de autoavaliação.

A iniciativa Educadores do Brasil, que integra e divulga os prêmios, está voltada para a meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE), de valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica, firmada pelo MEC, pelo Consed e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Entre os parceiros da iniciativa estão a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Colégio Estadual Félix Mendonça
O Colégio Estadual Félix Mendonça tem o Índice de Desenvolvimento acima da média do Estado e recebeu o prêmio Destaque Estadual, na 14ª edição do Prêmio Gestão Escolar 2013, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), conquistando a participação no I Seminário Internacional de Boas Práticas de Gestão, em novembro de 2014, na Universidade de Nottinghan, em Londres, na Inglaterra. A instituição foi selecionada a partir do projeto ‘Eu Quero, Eu Posso, Eu Devo Combater a Violência – abrace a paz e promova essa causa’, que abordava temas diversos como bullying, gravidez na adolescência, obesidade e verminoses, sempre a partir da discussão com a comunidade escolar.