Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
III Workshop de Educação Científica
A Secretaria Estadual da Educação, por meio do IAT e da Coordenação para o Desenvolvimento do Ensino Superior - Codes, em parceria com a SBPC-BA e a Academia de Ciência da Bahia – ACB realizou, simultaneamente, o III Workshop de Educação Científica e o II Seminário sobre renovação/inovação didática no ensino de ciências.
“Esses dois eventos aconteciam de forma separada, um em cada momento. Em diálogo com os organizadores do evento percebemos que tanto um quanto o outro comungavam de objetivo comum que é fortalecer o diálogo entre as universidades e a escola básica em prol do ensino de ciências. Então foi aí que a gente decidiu realizar os eventos simultaneamente trazendo a discussão sobre pontos relevantes para que a gente possa unir forças em prol da melhoria da educação cientifica dos nossos alunos lá no chão da escola básica”, explicou Shirley Costa, coordenadora do evento.
O encontro teve como objetivo dar continuidade às ações iniciadas nos I, II workshops e no seminário sobre renovação/inovação didática no ensino de ciências da natureza, realizado no dia 27 de setembro de 2012, e que contaram com a participação de representantes dos colegiados dos cursos de ciências naturais, física, química e biologia das Instituições de Ensino Superior – IES da Bahia. Além disso, tinha a função de sistematizar as discussões nos eventos que os precederam e construir de uma agenda conjunta IES – Escola Básica, promovendo o processo de formação científica dos estudantes.
Segundo a coordenadora, essa terceira edição trouxe a socialização de experiências da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e do projeto Ciência Viva que é uma ação que ocorre em Portugal onde a escola vai a universidade. “Então, a nossa intenção ao realizar esse evento é exatamente promover esse movimento de articulação, de sensibilização, de envolvimento, entre a universidade e a escola básica”, conta a coordenadora.
Participaram do evento a Diretora Geral do IAT, Irene Cazorla, o assessor especial do gabinete da Secretaria, Nildon Pitombo, representantes da FAPESB, e o presidente da Academia de Ciências da Bahia, e ex-governador da Bahia, Roberto Figueira Santos.
Irene ressaltou a importância da articulação universidade – escola. “Conseguimos fazer um estreitamento com todas as universidades públicas. Estamos chamando a atenção para cada universidade para que caminhe conosco. A gente precisa fortalecer o movimento universidade – escola”, disse Irene.
“A gente está conseguindo realmente recolocar o discurso e a prática da educação científica na pauta das escolas, na pauta dos trabalhos discentes e, isso já está desde há muito tempo na pauta do secretário, portanto, na pauta da política pública do Todos Pela Escola”, afirmou Nildom Pitombo, Assessor especial do gabinete da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
Já o presidente da academia de ciência da Bahia, e ex- governador do estado, Roberto Santos agradeceu o convite e a oportunidade de participar do evento. “É com muita alegria que participo desse seminário. A Bahia precisa de ações como esta há muito tempo. Esse encontro tem uma importância imensa para o ensino de ciências na Bahia”, destacou Roberto.
No evento, foi anunciado o edital Fapesb nº 028/2012 “Inovação em Práticas Educacionais nas Escolas Públicas da Bahia”, bem como foi discutido o formato de um edital que incentive ações de Educação Científica das IES na Educação Básica. Além disso, ocorreu a apresentação de trabalhos científicos. Um deles foi o desenvolvido pelos alunos Caio Araújo, Neydson Santana e Maciel Oliveira do Cetep Agreste, localizado cidade de Alagoinhas.
O projeto intitulado “Captação e aproveitamento de águas pluviais do telhado do Cetep” trabalha com a questão do autoconsumo de água potável no Cetep. “O projeto não utiliza nenhum meio de energia, apenas a gravidade e é um projeto sustentável. Nossa intenção é expandir para todas as escolas, residências e outros locais”, conta Maciel.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo