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II Seminário UCA Bahia
“Buscamos neste evento, avaliar todo o processo vivido ao longo desses quase três anos, retirando da experiência, indicadores para futuras formações de professores na área de tecnologia de educação”, disse a coordenadora do Programa Um Computador por Aluno (UCA), Maria Helena Bonilla, durante a cerimônia de abertura do II Seminário UCA Bahia que a conheceu nos dias 04 e 05 de abril, no Instituto Anísio Teixeira (IAT).
O seminário contou com a participação do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além do professor Nelson Pretto, que atuou como mediador da roda de bate-papo, onde foram relatadas experiências e trabalhos desenvolvidos por grupos de alunos e professores.
Para o Diretor de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais do IAT – Rodrigo Aragão, o projeto UCA tem que ser tomado como base para outros projetos. “O UCA é um projeto que deve ser a base para a mobilização dos alunos estarem na escola. E, agora, para esse novo projeto dos tablets nosso foco é a formação do professor”, disse.
Este programa se insere na fase II do Projeto UCA, que consiste em projetos-piloto desencadeados a partir da aquisição, pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de 150 mil equipamentos portáteis, denominados de laptops educacionais, para a execução de um projeto plural, constitutivo dos sistemas públicos de ensino dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, em escolas públicas localizadas nas áreas urbanas e rurais do país.
A formadora do UCA, Gisele Bertodo, ressalta que participar de um seminário como esse é muito importante para quem faz educação, e principalmente educação com tecnologia. “Ele abre novos horizontes, e nos mantém sempre atualizados, atentos ao que está acontecendo, ao novo, além de discutir o que já está sendo feito”. A formação está sendo promovida pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, com apoio do IAT que tem, por finalidade, mobilizar a adequação da estrutura física das escolas.
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