II Reunião do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente

O Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente (FORPROF-BA) realizou nesta sexta-feira (9/5), no Instituto Anísio Teixeira (IAT) a II Reunião do Fórum, tendo como foco principal, o Planejamento da Formação Continuada 2015.

“A contribuição do Fórum é contínua”, destacou a representante da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Evilen Campos. “ Para contribuir com a qualidade da educação, é determinante que o Estado  cumpra o seu papel junto ao Fórum, planejando e articulando a sua oferta de formação continuada”, disse Evilen.

Formado por representantes de 10 instituições públicas da Bahia, o FORPROF-BA inclui também representantes do Conselho Estadual de Educação (CEE), Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e  coordena todas as ações da Política Nacionais da Formação de Professores financiadas pelos governos federal e estadual.

“Nós já estamos alinhados com todas as Universidades, sabemos quais cursos serão ofertados pelo Ministério da Educação ( MEC) para o ano de 2015, e temos até junho de 2014 para concluir o planejamento”, salientou a Vice-presidente do Forprof-Ba e Diretora do IAT, Irene Cazorla.

Para Cazorla, o encontro foi bastante positivo no sentido de que a participação da representante  do MEC e também  da representante do Parfor – presencial – Pará, Janae Gonçalves,  fortaleceu o aprendizado e trouxe orientações pertinentes para que o Fórum possa se organizar  com mais eficiência.   “Acredito que de alguma forma as duas palestras contribuíram para que todos os membros do Fórum enxerguem que nós podemos fazer mais e  se articular- mos, podemos chegar lá na ponta”, falou Cazorla.

FORPROF - BA - É um órgão colegiado e instituído como política de acompanhamento do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Esse acompanhamento compreende desde o diagnóstico e identificação das necessidades de formação de profissionais do magistério, e da capacidade de atendimento das instituições públicas de educação superior envolvidas, até a definição das ações e atribuições de cada participante.