II Reunião do Consórcio EAD das Instituições de Ensino Superior - cobertura

Palavras-chave:

“O objetivo do encontro foi o de reunir as universidades que são partícipes do consórcio da educação à distância para apresentar a situação dos polos que não tinham condições de efetuar cursos e que agora já podem ofertar”, explica Rodrigo Aragão.

Aragão, que é diretor da Diretoria de Educação à Distância e Tecnologias Educacionais – DIRED do IAT, comandou  a II Reunião do Consórcio Ensino a Distância –EAD ,das Instituições de Ensino Superior – IES, realizada no dia 10 de agosto de 2012 no Instituto Anísio Teixeira – IAT em parceria com a Universidade Aberta do Brasil - UAB.

GALERIA DE FOTOS

Além de discutir e aprimorar estratégias da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica – PARFOR, à distância, o objetivo do encontro foi, também, o de discutir com os membros do consórcio, modelos que vão inovar o ensino superior com a utilização de tecnologias da informação da comunicação.

“O encontro pretende apresentar um balanço do novo cenário dos polos que estão aptos para ofertar cursos e, por outro lado, discutir alguns pontos que a Secretaria Estadual da Educação, como mantenedora de polos, precisa afinar com as instituições de ensino superior”, disse Aragão.

As perspectivas são as de que, ainda nesse semestre, a Secretaria consiga articular novos cursos para esses polos estratégicos, e que, junto com as universidades, possa definir alguns procedimentos para auxiliar a gestão desses polos.

“Para o funcionamento adequado, a Secretaria Estadual de Educação mantém 26 polos que, também, estão em fase de consolidação da sua estrutura, e as universidades entram com os atores que ofertam os cursos. Sejam os cursos de formação inicial, formação continuada, de gestão pública, além de cursos que possam ser a cara dos territórios de identidade e auxiliar no suporte do desenvolvimento desses territórios, seja do ponto de vista social, educacional e econômico”, concluiu Rodrigo.

O consórcio de Educação a Distância - EAD das Instituições de Ensino Superior é um fórum que congrega todas as universidades públicas baianas parceiras do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, um programa do MEC/CAPES que fomenta a expansão e interiorização do ensino superior público através de metodologias de ensino inovadoras mediadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC.

Notícias Relacionadas