IAT sedia o I Workshop de Linguagens da Bahia

“Já participamos de vários eventos como esse, e ver a mobilidade das pessoas nesse I Workshop de Linguagens é muito bacana. Espero que aconteçam outros, e que tenham mais sucesso, porque a tendência é melhorar”, Salientou a professora de língua portuguesa, Marilde Ramos, da DIREC22, da cidade de Ibotirama – Bahia, durante a participação no I Workshop de Linguagens, realizado nos dias 29 e 30 de maio, no Instituto Anísio Teixeira (IAT).

Fotos: Roberta Rodrigues/IAT

O encontro é uma parceria entre o Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado da Bahia (Forprof-BA), com  a Secretaria da Educação do Estado, em busca de uma reflexão  sobre o papel dos programas estruturantes da Secretaria, além de potencializar parcerias no alcance de seus objetivos e garantir uma formação de qualidade.

Para a Coordenadora geral do Programa GESTAR na Escola, Iraildes Sales, essa é mais uma oportunidade que o IAT inaugura para abrir portas. “É por esse caminho que a gente reconfigura os currículos, que a gente reconstitui os pensares e institui saberes. Estamos em um espaço revestido de linguagens, é pela linguagem que nos constituímos e por meio dela nos instituímos”, destacou a Coordenadora, que na ocasião, a mesma representou a Diretora do IAT e Vice presidente do FORPROF –BA, Irene Cazorla.

FORFROF- A comunicação com as IES e outras instituições que abordam questões relativas à educação pública se estabelece formalmente por meio do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente (FORPROF-BA), que é um órgão colegiado e instituído como política de acompanhamento do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).

“Eu me sinto motivado em participar de um evento com essa natureza, primeiro por ter conhecido pessoalmente o mestre Anísio, segundo por estar sendo realizado aqui no Instituto Anísio Teixeira”, exaltou o Vice-presidente da academia Baiana de Letras, professor João Eurico Matta, durante o primeiro dia do encontro.

De acordo com a professora do Colégio Estadual Paulo Freire, na cidade de Canavieiras - Bahia, Rita Aparecida Santos, da DIREC6, existe muita expectativa para o ultimo dia do evento, pois será apresentada a palestra "Os desafios da educação frente à contemporaneidade da linguagem", ministrada pelo Profº Dr. Emanuel Nonato, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). “Hoje a expectativa é alta, pois teremos a videoconferência que vai trazer para  o debate uma discussão bem latente em relação a nossa graduação,  e para os alunos que estão chegando isso muito importante”, Disse Rita.

Na oportunidade, o encontro contou com a participação dos cantores Ananda Góes e Alexi Jaaz, que abrilhantaram a abertura do evento, além da presença de coordenadores, professores e estudantes das Licenciaturas em Artes, Educação Física, Língua Estrangeira e Letras, como também de representantes do Ensino Superior, do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e grupos de pesquisa.